Cães e gatos: Assis será contemplada com 500 castrações

O município de Assis Chateaubriand será contemplado com 500 castrações de cães e gatos, tal fato foi confirmado ao prefeito Valter Aparecido Souza Correia, ‘Valtinho’, em viagem a Curitiba pelo Secretário de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes. O prefeito Valtinho esteve acompanhado do Secretário de Administração e Previdência, deputado Marcel Micheletto, que acertou a agenda para tratar de inúmeros assuntos, entre eles a castração de animais.

O secretário assumiu o compromisso com o prefeito Valtinho, após sua solicitação de castração de animais. A castração está inserida no escopo da Saúde Única, conceito que integra a saúde humana, a saúde animal, o ambiente e a adoção de políticas públicas efetivas para prevenção e controle de enfermidades. “Estamos assumindo o compromisso junto ao prefeito Valtinho, para castrar 500 animais em parceria com pessoas que são cuidadores de animais. Cada castração tem um custo de R$ 600 e vamos fazer a castração gratuita”, informou Nunes.

São atendidos especialmente pets de famílias que não têm condições de arcar com os custos de uma castração particular e animais de rua, dentro de critérios definidos por cada município.

A ação visa ainda conscientizar a população sobre a importância da castração na saúde dos animais, prevenindo doenças como câncer e o abandono decorrente de ninhadas indesejadas, além de orientar sobre tutela responsável.

Conforme informações da Agência Nacional de Notícias, a meta é que, até 2022, cerca de 60% dos municípios do Paraná tenham recebido as Unidades Móveis para castração dos animais. Nos próximos dias o município de Assis Chateaubriand, através da Secretaria de Saúde, irá definir a forma como será realizado o trabalho.

EQUIPAMENTOS – Outro pedido feito na mesma secretaria foi com relação a caminhões coletores de recicláveis, caminhão compactador, caminhão baú e um caminhão pipa e outros equipamentos. Valtinho teve a garantia de Márcio Nunes, juntamente com Marcel Micheletto, que irão trabalhar juntos para que os caminhões possam chegar até o município.

ASSIS CHATEAUBRIAND