Casas populares vão beneficiar 60 famílias de Maripá

Com um investimento de R$ 4,8 milhões do Governo do Estado, o Residencial Maripá I, com 60 casas, no município de mesmo nome, tem previsão de entrega para outubro de 2021. O empreendimento está recebendo um investimento de R$ 4,8 milhões por meio do programa Casa Fácil Paraná, com fiscalização da Cohapar. Interessados devem se inscrever no site cohapar.pr.gov.br/cadastro. 

As 60 moradias em construção no município, na região Oeste do Estado, estão com 7% do cronograma de construção concluído. A medição foi feita por técnicos da Cohapar que estiveram no conjunto habitacional nesta quarta-feira (31) para fiscalizar o andamento dos trabalhos e garantir a qualidade das moradias. 

As casas terão modelos com 43 metros quadrados e com unidades de 50 metros quadrados adaptadas para pessoas com deficiência. Os imóveis são divididos em dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço externa, em lotes que permitem ampliações futuras pelos proprietários.

OBRAS – De acordo com a chefe do escritório regional da Cohapar, Lucilei Marchiori, a companhia acompanha a execução continuamente para garantir a retomada de ritmo da obra após atrasos decorrentes da pandemia e do clima na região. 

“No início da construção choveu bastante, além da dificuldade da mão de obra na cidade, o que dificultou o início dos trabalhos”, explica a representante da companhia. “Metade das casas já estão erguidas e a fundação das outras 30 unidades está em andamento. Na próxima visita a obra já estará mais avançada e tomando forma, com os telhados concluídos e as 60 casas levantadas”.

O empreendimento é o primeiro conjunto habitacional que o município recebe em quase 10 anos. “Estávamos há anos sem nenhum investimento na área habitacional”, afirma o prefeito de Maripá, Rodrigo Schanoski. “É um investimento grandioso por parte do Governo do Estado que vai possibilitar a realização do sonho da casa própria para 60 famílias”.

INSCRIÇÕES E VANTAGENS – O projeto é destinado para famílias com renda de um a seis salários mínimos e que não possuem casa própria. Até o momento, o município tem 493 famílias inscritas que serão selecionadas por uma equipe técnica da companhia quando a obra estiver com próxima da conclusão. Os interessados devem se inscrever no cadastro de pretendentes da empresa, disponível no site cohapar.pr.gov.br/cadastro. 

O projeto oferece facilidades para viabilizar a compra dos imóveis com beneficiários que incluem isenção de entrada, juros reduzidos de financiamento e parcelamento em até 360 meses. 

Os terrenos foram doados pela Prefeitura de Maripá, o que ajudou a reduzir os custos do projeto e viabilizar a construção. “É uma área nobre dentro do município próximo a CMEIs, escolas municipais e comércios, para que os moradores tenham acessos a todos os serviços que a população merece”, diz o prefeito.

Da AEN