Comboio da Saúde atende trabalhadoras de grandes empresas

4

O Comboio da Saúde, uma unidade móvel Secretaria de Saúde de Cascavel (Sesau) estará durante toda esta semana, das 8 às 17 horas, na Cooperativa Lar. Profissionais de saúde farão a coleta de preventivo e solicitação de mamografia , quando necessário, para as mulheres que trabalham em grandes empresas e que tenham dificuldade de procurar uma unidade de saúde para a realização destes exames. “ Esta é uma iniciativa nobre que facilita a vida das pessoas e que bom que a gente consegue ajudar”, disse o prefeito interino, Renato Silva, que acompanhou a abertura dos trabalhos na Cooperativa Lar, unidade de Cascavel.

Durante este mês de outubro, diversas atividades voltadas à orientação, informação e prevenção ao câncer de mama serão realizadas pela Sesau.

A campanha Outubro Rosa acontece em todas as unidades de saúde do Município. Dentro da rotina normal de atendimento de cada uma, serão disponibilizadas vagas a mais para a realização do exame preventivo. Além disso, todas as quintas-feiras do mês de outubro, das 18 às 21 horas, também será feita a coleta de preventivo e solicitação de mamografia para aquelas mulheres que precisarem.

“Nossa intenção é oferecer a todas as mulheres a possibilidade de fazer seus exames preventivos de forma segura e rápida. Por isso estamos com os atendimentos nas unidades de saúde e com o comboio, porque sabemos que muitas mulheres, devido ao horário de trabalho, não conseguem fazer seus preventivos. Esta semana estaremos na Lar Cooperativa e na próxima semana a agenda do Comboio da Saúde estará fechada para atendimento às trabalhadoras da Coopavel”, explicou Alli Haidar, gerente de atenção básica, da Secretaria de Saúde.

Na Cooperativa Lar, 180 mulheres farão o exame preventivo de colo uterino e quando necessário serão encaminhadas para exame de mamografia. “Eu acho super importante para nós. Não temos tempo de ir a um posto de saúde, e assim, com o comboio aqui fica bem melhor”, falou a auxiliar de recursos humanos, Miriã Amann. Maurício Neves Júnior, gerente industrial da Lar, enalteceu a parceria com o Município. “Como cooperativa temos uma responsabilidade social junto aos nossos trabalhadores e quando temos o apoio do Município, a excelência do trabalho torna-se ainda maior e podemos ajudar muito mais pessoas”.

QUEM DEVE REALIZAR O EXAME PREVENTIVO? – Todas as mulheres que tenham ou já tiveram atividade sexual, principalmente aquelas entre 25 e 59 anos que é a idade de risco para desenvolvimento do câncer de colo de útero. Além de detectar esta doença o exame detecta ainda inflamações, infecções e doenças sexualmente transmissíveis. “É muito importante lembrar que o câncer de colo de útero inicialmente ele é assintomático, então a única forma de descobrir precocemente é iniciar o tratamento o mais rápido possível é através da coleta de preventivo”, disse Ivanilde Vaniski, coordenadora do programa Saúde da Mulher.

MAMOGRAFIA – O Ministério da Saúde preconiza que seja feito exame de mamografia a cada dois anos a partir dos 50 anos de idade. Fora dessa faixa etária, para mulheres mais jovens, serão avaliados sinais e sintomas, histórico familiar de câncer de mama e se necessário é solicitado o exame também.

CASCAVEL