Conselho dos Lindeiros e Unioeste mantém contato com municípios para alinhar Programa de Governança

2

O Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, juntamente com professores da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), que trabalham o projeto para a construção do ‘Programa Governança, Inovação e Inteligência para Desenvolvimento dos Arranjos Produtivos nos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu’, mantém uma série de encontros em julho com as administrações municipais. O objetivo é apresentar o programa e alinhar detalhes sobre como o trabalho será realizado.

As primeiras duas reuniões ocorreram na terça-feira (06) em Marechal Cândido Rondon e Pato Bragado. O contato está sendo feito pela diretora técnica do Conselho de Desenvolvimento dos Lindeiros, Sandra Finkler e pelos professores da Unioeste Douglas Roesler e José Ângelo Nicácio.

Segundo o vice-tesoureiro do Conselho dos Lindeiros,Vanderlei Sauer, que participou da reunião em Marechal Cândido Rondon, representando a Câmara de Vereadores, diversos assuntos estiveram em pauta. O encontro também contou com representantes da prefeitura, caso do vice-prefeito, Ilario Hofstaetter (Ila), e da presidente da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar), Carla Rieger Bregoli.

PROPOSTAS – Conforme Vanderlei Sauer, foram apresentadas propostas para estruturação de vias públicas e rurais, segurança,universidade federal, qualificação de mão de obra e construção de ciclovia entre Foz do Iguaçu e Mundo Novo. Em seguida as demandas serão apresentadas à Itaipu Binacional, e governos do Estado e Federal, conforme Sauer.

Em Pato Bragado esteve presente o presidente da Câmara de Vereadores, Ademir Kochenborger, o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Pato Bragado (Acibra), Vínicios Facco e o prefeito Leomar Rohden (Mano).

O projeto é importante e visa a integração de ações, destaca Rohden, que foi presidente do Conselho dos Lindeiros na gestão anterior e iniciou as tratativas para dar seguimento ao Programa de Governança.

PRÓXIMOS ENCONTROS – O próximo encontro está agendado para 08 de julho em Terra Roxa e Mundo Novo (MS). Dia 13 haverá reunião em Entre Rios do Oeste e São José das Palmeiras. Dia 20 em Santa Helena e Diamante do Oeste. Dia 22 em Missal e Itaipulândia. Dia 23 em Guaíra e Mercedes. Dia 27 em Medianeira e São Miguel do Iguaçu e dia 29 em Santa Terezinha de Itaipu e Foz do Iguaçu.

SANTA HELENA