Conselho dos Lindeiros integra Fórum da Unidade de Gestão da Mata Atlântica

6

O Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu é um dos 20 membros que farão parte Unidade de Gestão Descentralizada (UGD) da Reserva Biosfera da Mata Atlântica (RBMA), a UGD RBMA-Itaipu. A cerimônia de instalação ocorreu nesta semana, em conexão via internet. O evento contou com a posse da Coordenação Executiva e dos membros do Fórum Consultivo de Apoio à UGD RBMA-Itaipu.

O Conselho dos Lindeiros participa a convite da Itaipu Binacional, conforme a representante da entidade, a diretora técnica, Sandra Finkler.  “É satisfatório constatar o avanço e o cuidado que a Itaipu Binacional está tendo com a região e é um privilégio fazer parte desta organização”, destaca Sandra Finkler.

ITAIPU E UNESCO – A iniciativa é coordenada pela Itaipu Binacional e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A UGD da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA Itaipu) soma cerca de 860 mil hectares, compreendendo as áreas protegidas da binacional e matas ciliares de 29 municípios que fazem parte da Bacia Hidrográfica do Rio Paraná Parte 3, limitando-se com o Parque Nacional da Ilha Grande, ao norte, e com o Parque Nacional do Iguaçu, ao sul.

Representando a empresa, o engenheiro florestal Luís César Rodrigues da Silva, da Divisão de Áreas Protegidas, foi empossado como coordenador executivo do Fórum Consultivo de Apoio à UGD, que é composto por dez membros governamentais e dez não-governamentais.

Para o diretor de Coordenação da Itaipu, general Luiz Felipe Carbonell, a UGD é um importante avanço na gestão ambiental e também um reconhecimento pelos esforços de conservação empreendidos pela empresa.

COMO FUNCIONA – Segundo publicação da Itaipu Binacional, “as áreas de Reserva da Biosfera são implementadas por governos e chanceladas pela Unesco. A gestão é exercida com apoio de colegiados de gestores compostos de forma paritárias entre representantes governamentais e não-governamentais. A UGD é uma nova instância no sistema e conta com certa independência para a condução dos trabalhos.

A atuação da UGD está alinhada com a promoção do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11 (apoiar os vínculos econômicos, sociais e ambientais positivos entre as áreas urbanas, metropolitanas e rurais, fortalecendo o desenvolvimento nacional e regional) e de acordo com as premissas do programa A Humanidade e a Biosfera (antigo O Homem e a Biosfera). Para isso, contará com o apoio das 20 instituições integrantes do Fórum Consultivo.

SANTA HELENA