Conselho dos Lindeiros solidifica parcerias para projetos estruturantes na região

19

O Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu reuniu, na última quinta-feira (20), prefeitos, vereadores, presidentes de associações comerciais e outras lideranças regionais e estaduais para Assembleia Geral Ordinária (AGO). O evento ocorreu em Guaíra e antecedeu o lançamento do Programa de Desenvolvimento do Município de Guaíra (Prodesg).

Na pauta de discussões esteve o Programa de Governança, Inovação e Inteligência para Desenvolvimento dos Arranjos Produtivos nos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu com relatório de 2021 e ações para 2022; O andamento e funcionamento do convênio TST asfaltamentos; Apresentação dos programas e ferramentas do Invest Paraná; Apresentação de dispositivo de telemedicina – Invest Paraná; Assinatura de termos de cooperação técnica entre o Conselho dos Lindeiros e entidades, compostas por universidades e órgãos do Estado do Paraná; Prestação de contas do ano de 2021 pelo conselho fiscal e assuntos gerais

A pauta discutida em reunião da diretoria foi destacada na AGO que também contou com a presença de representantes do Governo do Estado, Assembleia Legislativa e Itaipu Binacional. “As pautas foram discutidas e todas aprovadas, além dos prognósticos e ideias para serem implementadas. Estamos no início do ano e temos pressa. Precisamos aproveitar o bom relacionamento institucional que temos”, destacou o presidente Heraldo Trento.

Termos de cooperação

O presidente citou a assinatura de dois termos de cooperação, um com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e outro com a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). “Já temos esta parceria com a Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) para cuidar da implantação de uma usina de projetos, que tramita junto à Itaipu Binacional e teremos condições para criar um fundo para projetos estruturantes na região”, ressaltou Trento.

PARCERIA FORTALECIDA – O major Washington Vasconcelos Santana, que representou a Itaipu Binacional no evento, ressaltou que é uma satisfação verificar o trabalho que o Conselho dos Lindeiros faz na região. “Ficamos muito felizes com o que foi apresentado na Assembleia Ordinária. A região toda terá um ganho fundamental, não só na parte infraestrutura como também na inovação, tecnologia, saúde, turismo e meio ambiente”, ressalta. “Quero parabenizar o Lindeiros pelo brilhante projeto que está sendo desenvolvido o que fortalece a parceria com Itaipu”, enfatiza.

O secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex ressalta a proximidade muito grande junto à Itaipu Binacional. “Prova disso é que nós temos a maior parceria de infraestrutura do país entre o Governo Federal, Governo do Estado e Itaipu. Somente na minha secretária temos R$2 bilhões em obras e nós vamos seguir principalmente com projetos estruturantes, dentre eles no corredor de rodovia dos Lindeiros com mais segurança e sinalização”. O secretário observa que é um trajeto com trânsito para exportação e com bastante fluxo de caminhões que deve ser ampliado com o provável asfaltamento de trecho no lado Paraguaio.

O deputado estadual Hussein Bakri destacou a importância do bom relacionamento e das iniciativas pelo Conselho dos Lindeiros. “Preciso parabenizar a diretoria pelo trabalho que está desenvolvendo com o objetivo de organizar as ações para este ano. Os municípios lindeiros podem contar conosco, ressaltou.

ESTRUTURAÇÃO REGIONAL- Por intermédio do Programa de Governança Regional (PGR), o Conselho dos Lindeiros reúne diversas instituições e instâncias de governo para a estruturação e desenvolvimento de projetos em prol da inovação e inteligência para o desenvolvimento dos arranjos produtivos, objetivo que foi destacado na AGO.

GUAÍRA