Coofamel comemora retomada de preços e recursos para reforma e adequação

O ano de 2020 foi bastante positivo para a Cooperativa Agrofamiliar Solidária (Coofamel), que tem sede em Santa Helena e uma filial em Marechal Cândido Rondon. A entidade atende a região Oeste do Paraná e trabalha para fomentar a apicultura. Conforme o presidente, Antônio Schneider, os projetos iniciaram em janeiro com ações da municipalidade, na distribuição de merenda escolar e, ao longo do ano foi possível recuperação de preços e outros avanços no setor.

Os hortifrutigranjeiros foram beneficiados com a compra de seus produtos por programas públicos, processo intermediado pela Coofamel. Dentre os exemplos estão, o Programa Nacional Alimentação Escolar (Pnae) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

A liberação de recursos para adequação de estrutura também é uma conquista muito importante, conforme Antônio Schneider. Um projeto juntamente com a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), por intermédio do Programa Coopera, disponibilizou R$ 400 mil para a reforma da sede da Coofamel. As obras contemplam adequação para a conquista permanente do selo do Sistema de Inspeção Federal (SIF), que possibilitará a venda a nível nacional e internacional do mel produzido pela cooperativa.

Outra parceria citada pelo presidente, foi realizada junto a uma exportadora de São Paulo para escoamento do mel produzido. “Foi um ano excelente, com retomada das atividades e grandes projetos de hortifrutigranjeiros. O preço do mel melhorou, com teto de R$13 o quilograma do produto e a produção também foi boa”, destaca Antônio Schneider.

PROJETOS PARA 2021 – O presidente destaca que, neste ano a cooperativa deve iniciar a exportação por conta própria. Atualmente a venda a outros países é feita por intermédio de exportadora, no entanto, o processo independente pode gerar benefícios. Para isso, participa do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), oferecido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

No processo de fortalecimento da cooperativa, o que se almeja é solidificar e estimular o cooperativismo. Antônio Schneider observa que a Coofamel passa por um processo de recuperação e deve ser retomado o crescimento, o que será possível com o apoio de cooperados e parceiros.

SANTA HELENA