Copel orienta alunos do ensino médio sobre segurança com energia

As aulas remotas na rede pública do Ensino Médio contam também com informações sobre o uso seguro da energia elétrica, levadas pela Copel por meio de vídeos gravados e exibidos nos intervalos de aula durante a programação do Aula Paraná. 

A veiculação é fruto de uma parceria firmada pela Copel com a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, em mais uma ação do programa Energia Segura, que vem promovendo campanhas de conscientização junto ao público jovem e adulto, em todo o Paraná.

A rede estadual de ensino atende hoje mais de 80% dos alunos de Ensino Médio do Paraná. São cerca de 340 mil estudantes matriculados nos três anos da série, ministrados em 1.566 escolas. Os vídeos dedicados a esse público são apresentados pelo engenheiro eletricista da Copel Raul da Silva Claudino.

“O Energia Segura surgiu com o propósito e necessidade de levar informações de cuidados e segurança com energia elétrica para a comunidade para a prevenção de acidentes. A Copel tem trabalhado preventivamente com a comunidade, distribuindo material informativo e levando conhecimento por meio de visitas e palestras em canteiros de obras, feiras, cooperativas de agricultores, locais de grandes aglomerações de pessoas e escolas”, afirma o engenheiro.

TEMAS ABORDADOS – Os temas abordados incluem informações sobre os riscos de choque elétrico, cuidados com pipas perto da rede elétrica, construções próximas à rede e cuidados com celulares e outros equipamentos elétricos. Agora, até a decoração natalina vai entrar em pauta.

“Neste período de pandemia, que nos impossibilitou de trabalhar de forma presencial junto à comunidade e escolas, os vídeos foram a alternativa para levar informações importantes sobre os cuidados com a energia”, conta.

MAIS CONHECIMENTO – Para o secretário de Estado da Educação e do Esporte, Renato Feder, a alternativa é mais uma forma de levar conhecimento durante as transmissões do Aula Paraná, com explicações didáticas e dicas úteis para o dia a dia dos estudantes. “Vale ressaltar que os nossos alunos ainda passam esse conhecimento para seus familiares, ajudando a prevenir choques e outros acidentes domésticos completamente evitáveis”, diz o secretário.

E os professores assinam embaixo. “É um projeto importante para conscientização e cuidados do uso da energia elétrica. A abordagem dos temas e a interatividade das informações possibilitam um melhor entendimento dos alunos, potencializando a segurança das pessoas”, comenta Robert Gessner Jr, professor de Química do Aula Paraná.

PARA ASSISTIR – Para quem quiser assistir, os primeiros vídeos da série já estão disponíveis na página da Copel no YouTube. O canal também conta com o material produzido para o Ensino Fundamental I e disponibilizado para o ensino remoto promovido pelas redes municipais de ensino, tendo como público-alvo os alunos de 4º ano, atendidos pelo programa Iluminando Gerações. Os vídeos podem ser assistidos no canal da Copel no Youtube, disponíveis nas playlists Energia Segura e Educação.

Da AEN