Eliminação dos focos do Aedes aegypti em Pato Bragado ganha reforço do Sesc

0 2

O Sistema Fecomércio Sesc/Senac-PR com sede em Marechal Cândido Rondon está dando início a 2ª edição anual da campanha “Aqui o Mosquito Não Entra”. Pato Bragado é o primeiro município da área de atuação do Sesc/Rondon a aceitar a proposta em 2022, após adesão da Secretaria de Saúde do município em reunião realizada na terça-feira (8) na nova Unidade Básica de Saúde.

Na oportunidade a técnica de atividades da área de saúde do Sesc, Thaís de Oliveira apresentou as formas de operação da campanha e o objetivo. Segundo ela, trata-se de uma ação de conscientização e uma competição entre os 399 municípios do Estado, uma espécie de game, com a intenção de eliminar focos do mosquito Aedes aegypti em todo o Paraná.

A estratégia principal da campanha é eliminar focos do mosquito, registrar em fotos o antes e o depois, e compartilhar no aplicativo do Sesc. Para cada ação haverá uma pontuação. “Os participantes, equipes, instituições de ensino que são uma categoria especial dentro da participação das equipes e os municípios que obtiverem mais pontos por eliminação do mosquito e criadouros serão conhecidos e premiados, após o término da campanha que vai até 30 de abril de 2022. A data ainda será definida”, explica.

Em 2021, os 3.128 paranaenses, de 249 municípios, engajaram-se e eliminaram 108.551 focos e criadouros do mosquito Aedes aegypti.

A secretária de Saúde, Neili Koch conta que a equipe de endemias já se inscreveu pelo aplicativo, portanto, o município já está participando. Segundo ela, o envolvimento da comunidade, a consciência social é fundamental para a eliminação do mosquito. “Por isso, convidamos todos os bragadenses a participar, removendo os criadouros ou potenciais focos de criação do mosquito em sua residência e registrando no aplicativo do Sesc”, frisa.

COMO PARTICIPAR – Qualquer pessoa, independente da idade, mas residente no Paraná, pode participar da campanha. Para isso é necessário fazer o download gratuito do aplicativo Sesc PR, nas lojas App Stores e Play Store. Depois de abrir o aplicativo Sesc Paraná, basta clicar no ícone do canto superior esquerdo, habilitar a opção Contra a Dengue, fazer a inscrição do usuário e registrar a participação.

Neste ano, além da participação individual, é possível inscrever uma equipe, inclusive instituições de ensino que serão uma categoria especial dentro da participação das equipes. Não há custos, nem limite de idade para participar.

Deixe um comentário