Em sessão ordinária vereadores de Palotina aprovam projetos e apresentam sugestões

6

Os vereadores de Palotina estiveram reunidos em mais uma sessão ordinária, na última segunda-feira (19). Presidida pelo vereador Eurico Fernandes Barbosa, tendo como secretários Joarez Ribeiro de Campo e Osvaldo Paulino de Freitas, a sessão teve a deliberação de projetos que receberam parecer das comissões permanentes. Também tramitaram indicações com sugestões dos vereadores para obras e serviços em diversos setores. 

A Câmara aprovou em turno único quatro projetos do Executivo prevendo a abertura de crédito adicional especial, sendo R$ 10.000,00, oriundos de superávit financeiro, para aquisição de equipamentos de proteção individual (EPI’s) para profissionais das Unidades Públicas de atendimento ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e R$ 54.058,78, dentro do próprio Fundo Municipal de Saúde, para despesas de enfrentamento ao Covid-19.

Em primeiro turno os vereadores aprovaram o Projeto de Lei 079/2021, do Executivo Municipal, que modifica a Lei nº 2.085, de 27 de março de 2007, permitindo a nomeação Servidor do Emprego Público para Exercício de Cargo em Comissão na mesma secretaria para qual foi admitido. Este projeto será votado em segundo turno na sessão ordinária do próximo dia 26.

Durante a sessão foi feita a leitura do Projeto de Lei 008/2021, do Legislativo Municipal, de autoria do vereador Thiago Mostachio, que denomina a rua Projetada A no Loteamento Jardim Colombo no bairro Bela Vista como Rua Esperandio Celestino Berticelli, pioneiro em Palotina e ex-presidente da Cooperativa C.Vale. Este projeto foi baixado às comissões permanentes.

REQUERIMENTO E INDICAÇÕES – Por meio de requerimento o vereador Osvaldo Paulino de Freitas solicitou informações a respeito de todos os servidores lotados na Secretaria Municipal de Esportes.

Oito indicações foram apresentadas na sessão. O vereador Thiago Mostachio sugeriu que seja promovida a revisão da Lei nº 4.594/2017, reduzido impostos dos microempreendedores do Programa ‘Casulo Empresarial’, bem como aos demais empresários de Palotina, nos mesmos moldes de redução ou isenção de impostos que o Governo do Estado irá propor aos empreendedores afetados pela pandemia de covid-19. Outra indicação apresentada pelo vereador sugere a instalação de novos super postes e revitalização das luminárias no primeiro Lago, adaptação de mais sanitários/banheiro químico, instalação de assentos ecológicos com vagas aos portadores de necessidades especiais, bem como a implantação de brinquedos aquáticos nos dois Lagos.  

Os vereadores Gilmar Hinkel e Rodrigo Ribeiro sugerem que seja oficiado ao deputado Estadual Hussein Bakri-PSD, a fim de garantir emenda parlamentar visando pavimentação com pedras irregulares nas Linhas Santa Fé e Concórdia.  

O vereador Joarez Ribeiro de Campo apresentou quatro indicações. Ele sugeriu o asfaltamento do prolongamento da Rua Araucária e da Avenida Rio Grande do Sul até o loteamento Cassol. Outra indicação é para a regulamentação de via preferencial do trânsito no cruzamento da rua Dom Pedro I com as ruas Salgado Filho e Martin Luther no bairro Mônaco. O vereador sugeriu ainda a implantação de via preferencial a rua Sete de Setembro desde o 3º Pelotão da Polícia Militar, Delegacia de Polícia Civil e Cadeia Pública de Palotina sentido norte (Rua General Rondon) até a rua 1º de Janeiro e também sentido sul nos cruzamentos com as ruas Bento Gonçalves, Duque de Caxias e 25 de Dezembro até a Avenida Independência. Joarez sugeriu também a instalação nas principais entradas da cidade de placas indicando que Palotina é um dos municípios mais vigiados do país através do Projeto Cidade Segura.

O vereador Osvaldo Paulino de Freitas sugeriu a pavimentação com pedras irregulares ou emulsão asfáltica na Estrada Municipal que liga o Loteamento São Mateus, bairro Cohapar passando pelo Centro de Tratamento de Esgoto da Sanepar ligando até o Parque Industrial Aurélio Benjamin Rossato. Em outra indicação ele pediu que seja feita a pintura da sinalização de faixas na pavimentação asfáltica na Rodovia Municipal Vereador Lourival Gabriel e o reperfilamento com lama asfáltica no prolongamento das pedras irregulares na Linha São Roque.

PALOTINA