Empresários da Alemanha visitam Nova Santa Rosa para implementação do programa “Nova Santa Rosa Sustentável”

11

Na tarde de segunda-feira (17) o prefeito de Nova Santa Rosa, Norberto Pinz e o prefeito em exercício, Noedi Hardt, receberam no Paço Municipal os empresários vindos da Alemanha, diretor comercial da Me-Le, Helmut Tündermann; diretor de tecnologias, Dieter Schünemann, e o diretor executivo da Me-Le no Brasil, Neudi Mosconi. Ambos apresentaram a implementação do programa “Nova Santa Rosa Sustentável” para os nova-santa-rosenses e também uma ampliação do programa a nível microrregional para visitantes e representantes dos municípios de Marechal Cândido Rondon, Quatro Pontes, Pato Bragado e Mercedes.

Na ocasião foi entregue para cada representante das Prefeituras um termo de cooperação que deverá ser formalizado entre os municípios da microrregião e a Me-Le da Alemanha e Me-Le do Brasil. O investimento para os projetos e implementação será feito 100% a fundo perdido por meio do Governo da Alemanha e da União Europeia que visam fomentar o avanço tecnológico no Brasil, com o interesse na produção de proteína e energias renováveis.

O programa “Nova Santa Rosa Sustentável” prevê uma solução para o passivo ambiental – com o tratamento dos dejetos e resíduos da agropecuária. O tratamento do dejeto em Unidades de alta eficiência proporcionará a implementação de novas matrizes econômicas de grande escala ambiental e financeira, com mudanças sócio econômicas para os produtores, permitindo a estes, crescimento com segurança ambiental e com sustentabilidade.

O diretor executivo, Mosconi, ressaltou que para a implementação do programa é necessário a cooperação de todos com: diagnóstico do potencial em cada unidade de produção e em cada município, mapeamento de todos os resíduos, estudo de viabilidade e definição do cronograma de trabalho para implementação das Unidades de tratamento e produção do biogás e composto orgânico.

O programa trará inovação para o saneamento rural. Para atender as regiões produtoras e poder viabilizar a construção de usinas de Bioenergia, foi planejado a utilização de redes coletoras, no mesmo princípio do saneamento urbano. Uma forma eficiente para coletar os dejetos das propriedades e também para redução de custos.

Para saber mais como funcionará o programa, clique aqui.

COOPERATIVA

Ainda no início da tarde de segunda-feira (17) foi realizado na Sala do Empreendedor do município uma reunião com agricultores e produtores locais para firmar o Estatuto Social da Cooperativa de Geração de Energias Sustentáveis em Nova Santa Rosa. Esta entidade é a que será responsável pela implementação do projeto no município, sendo a Prefeitura de Nova Santa Rosa a apoiadora e impulsionadora do “Nova Santa Rosa Sustentável”.

Assessoria de Imprensa e Comunicação da Prefeitura de Nova Santa Rosa.