Ensino escalonado será estendido aos jardins 1 e 2 em Pato Bragado

10

As atividades da educação infantil (pré-escola – jardins 1 e 2) de Pato Bragado serão retomadas na próxima segunda-feira (24), de forma escalonada (presencial e atividades remotas). As crianças do jardim 2 serão os primeiros. Já os do jardim 1 voltam às salas de aula no dia 31 de maio. O retorno segue o modelo dos estudantes do 1º ao 5º ano da Escola Municipal Marechal Deodoro que já estão com atividades desde fevereiro, infantil 5 (desde 10 de maio) e infantil 4 (desde 17 de maio).

Diversos encontros foram realizados para a retomada do atendimento, com destaque para o cumprimento de todos os protocolos de segurança que estão em vigor. Na terça-feira (18), novas reuniões aconteceram na prefeitura quando foi decidido pelo retorno presencial das atividades.

Participaram dos encontros o prefeito Leomar Rohden, o Mano, vice-prefeito e secretário de Saúde, John Nodari, médicos e enfermeira da Unidade Básica de Saúde, secretário de Educação e Cultura, Júnior Ivan Bourscheid, diretora da Escola Municipal Marechal Deodoro, Marceli Fritzen de Moura, diretora do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Gotinha de Mel, Claudete Nienkotter, presidente da Câmara de Vereadores de Pato Bragado, Ademir Kochenborger, o Xaropinho, além da coordenação pedagógica dos educandários.

NORMAS DE SEGURANÇA – Durante as discussões para a retomada das atividades, os médicos falaram sobre os protocolos que devem ser cumpridos, relativos à pandemia do coronavírus.

A médica pediatra, Simone Guerreiro, disse ser de fundamental importância para a volta as aulas, a realização de uma triagem bem feita, para evitar que crianças com algum tipo de sintoma sejam levadas à escola. “Também precisamos proteção e cuidados, como por exemplo os EPIs para professores e funcionários”, acrescentou.

O clínico geral da ala Covid-19, Gabriel da Silva Fraga assegurou que é possível voltar com qualidade e segurança, e considerou que os educandários estão seguindo todos as medidas para a segurança de toda comunidade escolar, com o uso de máscaras, a higienização constante e o distanciamento físico. O profissional apontou ainda que o contágio do vírus entre as crianças é baixo, e isso traz um certo alívio aos profissionais da saúde e da educação.

A diretora da Escola Municipal, Marceli Fritzen de Moura, revelou que as reuniões são constantes e que o educandário vem cumprindo com todos os protocolos dos governos municipal e estadual. “Inclusive nosso protocolo foi procurado por direções de outros municípios que verificaram como foi formulado e seu modelo, principalmente com as demarcações das salas e do refeitório que foram replicadas na região, destacou”. 

A diretora do CMEI, Claudete Nienkotter, também garantiu que o educandário promove reuniões com discussões para como proceder e fazer o atendimento mais seguro possível. “Estamos programando uma possível volta para o início de agosto, tudo vai depender da evolução dos casos, dos protocolos, pois se a volta for agora no auge do inverno, estaremos tendo que encaminhar com muita frequência as crianças para a Unidade Básica de Saúde, o que vai dificultar a ida dos pais ao trabalho”, argumentou.

DIFICULDADES DOS PAIS – O vereador Xaropinho disse que a Câmara vem sendo muito cobrada pela população sobre o retorno do CMEI, principalmente daqueles pais que tiveram que interromper suas atividades profissionais, para ficar com seus filhos em casa, mas que entende o momento e espera que o retorno aconteça com segurança.

De acordo com o vice-prefeito e secretário de Saúde, John Nodari, desde o início da pandemia a administração municipal tem buscado meios para auxiliar a população afetada diretamente pelas restrições. “Sabemos das dificuldades dos pais que não tem onde deixar seus filhos para trabalhar, mas precisamos, com prioridade, cumprir os protocolos de segurança, para garantir um bom retorno das atividades”, ressaltou.

O vice-prefeito apontou ainda que existem discussões para que também aconteça o retorno das atividades do CMEI Gotinha de Mel de Pato Bragado. “Estamos em tratativas com as secretarias de saúde e educação, e esperamos poder anunciar em breve, a retomada das atividades também para a nossa creche”, finalizou.

CASOS SUSPEITOS E CONFIRMADOS – O secretário de Educação e Cultura, Júnior Ivan Bourscheid declarou que o protocolo com medidas de controle da Covid-19. em casos suspeitos de alunos que possam ter contraído o vírus será o de isolamento e caso tenham irmãos, os mesmos também entrarão em isolamento. “A partir do momento em que um aluno testar positivo para a doença, ele e os colegas que frequentaram as aulas serão isolados, juntamente com o professor da turma, já que são considerados os contatos próximos. Os professores das disciplinas não serão isolados por terem contato menor com as turmas. Por sua vez, em casos de viagens não será mais necessário que o estudante permaneça cinco dias em casa. Ele poderá retornar imediatamente”, revelou.

PATO BRAGADO