Fórum de Logística é apresentado a autoridades e investidores internacionais em Brasília

0 3

Divulgar as oportunidades de negócios nas Três Fronteiras e fomentar políticas públicas para melhorar o trânsito aduaneiro. Com base nesses dois objetivos que fazem parte do Fórum Internacional de Logística Multimodal Sustentável (FILMS), comitiva iguaçuense apresentou o evento a autoridades governamentais e investidores internacionais em Brasília (DF).

A extensa agenda técnica e promocional foi cumprida pelo coordenador do FILMS, Danilo Vendruscolo, e pelo diretor de Assuntos Internacionais da Prefeitura de Foz do Iguaçu, Jihad Abu Ali, acompanhados do ministro de carreira do Itamaraty João Carlos Parkinson de Castro, que é responsável pelos corredores logísticos do Cone Sul. As visitas incluíram reuniões e eventos sociais no Congresso Nacional, ministérios, órgãos federais e embaixadas.

Com patrocínio da Itaipu Binacional, o fórum será de 11 a 14 de maio, reunindo em Foz do Iguaçu empresários, empreendedores e organismos públicos e da sociedade civil do setor de transporte, logística e comércio internacional de quatro países. O evento debaterá a criação de um hub multimodal na região. As inscrições gratuitas podem ser feitas em www.forumfilms.org.   

No centro decisório do país, o Fórum Internacional de Logística foi apresentado a 23 embaixadores da Liga Árabe. Os objetivos do evento e as oportunidades da região também foram expostos para empresários e diplomatas da Índia e da Arábia Saudita. Em todos os diálogos, as delegações internacionais demonstraram interesse em investir no Brasil.

Nas embaixadas da América do Sul, o FILMS foi pauta de reunião com diplomatas da Argentina, Chile e Uruguai. Outro momento importante foi com o senador Nelson Trad (PSD), representante do Brasil no Parlamento do Mercado Comum do Sul (Mercosul). Ele participará do fórum em Foz do Iguaçu, de onde seguirá para reunião do parlamento na capital uruguaia, Montevidéu.

“Foi uma oportunidade singular não só para divulgarmos e convidarmos para o Fórum de Logística, como para demonstrarmos as potencialidades de investimentos em nossa fronteira trinacional”, avalia Danilo Vendruscolo. “Os recursos da região, o campo para crescimento e as obras estruturantes fascinam autoridades e empresários internacionais”, conclui.

FLUXO NA FRONTEIRA – Ações, políticas públicas e nivelamento de legislações e procedimentos para tornar mais ágil e facilitado o transporte de cargas e passageiros entre os países da América do Sul foram pautas de reunião com dirigentes da Receita Federal do Brasil (RFB), em Brasília. O encontro foi articulado pelo deputado federal Vermelho (PSD), que tem domicílio eleitoral em Foz do Iguaçu.

Conforme Danilo Vendruscolo, problemas vivenciados diariamente nas fronteiras, que bloqueiam ou retardam a circulação de riquezas, bens e pessoas, foram apresentados na reunião com a Receita Federal. “Fizemos a exposição de problemas pontuais e de medidas mais amplas que vamos levar ao Fórum de Logística para serem convertidas em soluções”, relata.

FOZ DO IGUAÇU

Deixe um comentário