Governo Municipal quer fortalecer atividades do Paif e Programa Bolsa Família

Tiveram início na última segunda-feira (1º) as atividades do Programa Bolsa Família (PBF) e do serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) desenvolvidos pela Secretaria do Trabalho e Assistência Social de Maripá por meio do Centro de Referência em Assistência Social (Cras).

Presente na abertura do encontro, a vice-prefeita Janaína Müller Geraldi destacou a importância da atuação dos programas no município. “Estas atividades, sejam elas palestras ou cursos, visam à prevenção de situações de risco social e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, o que é fundamental para o desenvolvimento das pessoas e da sociedade. Por isso queremos fortalecer ainda mais as atividades neste sentido”, pontua a vice-prefeita.

As reuniões do Bolsa Família são destinadas exclusivamente para beneficiários do programa. Já as reuniões do Paif são abertas para o público em geral. Os encontros são realizados mensalmente na sede do município – com horários diferenciados para cada programa devido ao maior público – e nos distritos de Candeia e Pérola Independente – onde são realizados em conjunto.

Em todos os encontros, o município seguirá um Plano de Contingenciamento com medidas para evitar a propagação do coronavírus como o distanciamento, uso obrigatório de máscara e disponibilização de álcool.

CURSOS – Por meio do Paif e do Bolsa Família, também são ofertados diversos cursos para quem participa das reuniões mensais. Além dos que já estão programados para ocorrer durante o ano como fabricação de pé de moleque, sobremesas e sabão caseiro, o objetivo é ampliar a variedade de cursos disponibilizados, conforme explica o secretário do Trabalho e Assistência Social Andrei Maurina.

“Já estamos encaminhando a licitação para contratar os profissionais que vão ministrar os novos cursos deste ano e estamos ampliando a variedade de capacitações pensando naquelas que sejam voltadas ao mercado de trabalho local e que possam se tornar uma fonte de renda para essas pessoas”, explica.

CONTATO – Para mais informações sobre os atendimentos, cursos e atividades ofertadas, os interessados podem procurar a equipe do CRAS, localizado na Rua Henrique Dias ao lado do Horto Municipal ou pelo número (044) 3687-1466/ (044) 92002-7425. Atendimento de segunda a sexta das 07h30 às 11h30min e das 13 horas às 17 horas.

MARIPÁ