Homenagem: Usina leva o nome de importante figura do agronegócio

24

No dia 5 de julho, Toledo, região Oeste e o Estado do Paraná perderam uma das principais lideranças do agronegócio: o presidente do Sindicato Rural de Toledo, Nelson Paludo. O óbito ocorreu em decorrência da Covid-19 e as complicações dessa doença.

“A Usina Solar Fotovoltaica Nelson Paludo é um símbolo que marca o legado de nosso pai”, declarou o filho, Juliano Paludo. “Ele era ativo, preocupado não apenas com Toledo, com o Oeste, com o Paraná, mas em trazer alternativas e ações que pudessem ser benéficas para todos”.

Durante a inauguração da Usina Solar Fotovoltaica Nelson Paludo, familiares estiveram presentes. Uma homenagem realizada pelo Sistema Faep/Senar-PR emocionou a viúva Clarice Gaffuri Paludo e os demais presentes. “O tempo vai eternizar a memória dele. Estamos honrados e agradecidos. Pai, obrigada por tudo”, declarou a filha, Jéssica Paludo.

O presidente do Sistema Faep/Senar-PR, Ágide Meneguette, recordou que Paludo, sempre muito atuante, ativo, participativo e ajudou em muitas conquistas para a agropecuária do Paraná. “Infelizmente, perdemos ele e outros membros de Sindicatos Rurais. Essa foi uma forma de eternizar o nome dele”.


O presidente do Sistema Faep/Senar-PR, Ágide Meneguette e familiares de Nelson Paludo fizeram o descerramento do totem – Foto: Janaí Vieira

REPRESENTATIVIDADE NO AGRONEGÓCIO – Nelson Paludo foi um dos principais nomes na discussão para aprovação do novo Código Florestal brasileiro, organizando em Toledo uma das maiores audiências públicas do país, com a presença de mais de duas mil pessoas. Ao longo de sua trajetória, Paludo contribuiu para organização do Plano Safra e do Seguro Rural.

Ele era um dos vice-presidentes da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep). Também era titular da Comissão Técnica de Grãos, Fibras e Oleaginosas do Estado, diretor do Agronegócio da Associação Comercial Empresarial de Toledo (Acit), membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Toledo (Comdet), membro da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac), membro do Clube do Milho, entre outras atribuições.

Da Redação

ASSIS CHATEAUBRIAND