Imunização contra o coronavírus avança em Pato Bragado e chega a jovens com 22 anos e mais

24

Pato Bragado é um dos municípios da região que tem avançado significativamente no processo de vacinação contra o coronavírus, a partir do aceleramento do regime de doses adotado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde. Até a última sexta-feira (20), 5.056 doses haviam sido aplicadas, sendo 3.552 correspondentes a primeira dose, 1.369 referentes a segunda dose e 135 doses únicas.  

A partir da tarde de hoje (23), com a chegada de 241 doses, a Secretaria de Saúde está vacinando os jovens com 22 anos e mais, sendo 90 com a primeira dose e 151 com a segunda dose. Todos são informados pelas Agentes Comunitárias de Saúde (ACSs) para que compareçam em dia e horário específico na sala de vacinas da Unidade Básica de Saúde. É necessário portar o CPF, cartão nacional do SUS e carteira de vacinas.

Além da primeira, a segunda dose é importante para prolongar a proteção e, conforme o secretário de Saúde, John Nodari, a população bragadense está ciente dessa importância, da proteção comprovada pelas agências reguladoras nacionais. Além disso, segundo ele, todas as vacinas aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) são seguras e eficazes. “As vacinas salvam vidas todos os dias e, com certeza, a melhor é sempre a que está disponível”, conclui.

A coordenação da sala de imunização solicita à população para que traga sempre os cartões de vacinas, uma vez que o estoque do município está baixo e não há previsão de recebimento de novos.