Iniciada a terceira e última fase da vacinação contra a gripe em Marechal Rondon

1

A 23ª Campanha de Vacinação Contra a Influenza (gripe) entrou para a terceira e última fase nesta quarta-feira, dia 09, e seguirá até o dia 09 de julho em Marechal Rondon. Os grupos que terão direito à imunização são: pessoas com comorbidades, com deficiência permanente, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

As doses da vacina contra a gripe estão disponíveis em unidades de saúde da sede e dos distritos. Apenas não serão aplicadas vacinas nos postos de saúde de São Roque e Bom Jardim, já que não contam com sala de vacinação. Os moradores dessas localidades devem se deslocar para a unidade de saúde mais próxima, como Margarida e Iguiporã.

14 DIAS

A campanha de vacinação contra a gripe traz muitas dúvidas para os grupos que também estão recebendo a imunização contra a Covid-19. Com relação ao intervalo mínimo entre uma imunização e outra, é essencial um período de 14 dias, como precaução. Esse intervalo entre as vacinas foi recomendado tanto pelo Ministério da Saúde quanto pela Sociedade Brasileira de Imunizações.

PASSOU DO PRAZO

As pessoas pertencentes aos grupos de vacinação contra a influenza na primeira e segunda etapas que não o fizeram, ainda poderão ser imunizadas. Na primeira etapa foram chamados gestantes, puérperas, crianças de seis meses a menores de seis anos, indígenas e trabalhadores da saúde. Já na segunda etapa, a vacinação aconteceu em idosos de 60 anos ou mais e professores das redes pública e privada.

DECLARAÇÃO

Trabalhadores devem apresentar um documento que comprove sua vinculação ativa. Já as pessoas com comorbidades e deficiência permanente devem apresentar comprovante que demonstre pertencer ao grupo de risco.