Itaipu Let5go: 18 Startups avançam para a etapa de pré-aceleração

0 164

Em sua fase inicial marcada por intensa participação e inovação, o edital ITAIPU LET5GO recebeu 91 candidaturas de startups e anunciou os resultados da primeira etapa com 18 startups selecionadas para avançar no processo. O edital, considerado o maior programa de inovação aberta em 5G do país, avança agora para a segunda fase. 

Para seleção, foi realizada uma avaliação meticulosa realizada por equipes técnicas especializadas dos Centros de Tecnologias Abertas (TA.DT) e Empreendedorismo (CE.DNE) do Parque Tecnológico Itaipu (PTI). Durante esse processo, diversos critérios foram considerados, desde a relação da solução com os desafios propostos até o estágio de maturidade da tecnologia, aspectos socioambientais, econômicos e a viabilidade de mercado. 

As startups selecionadas abrangem uma ampla gama de temas, incluindo iniciativas voltadas para a gestão da saúde, segurança, qualidade e produtividade na indústria, por meio do uso de inteligência artificial e ciência de dados. Além disso, há foco em engenharia aeroespacial para logística e entrega de produtos e medicamentos, e soluções inovadoras para neutralizar emissões de carbono, incluindo gestão de energia em tempo real. 

PRÓXIMOS PASSOS – A próxima etapa do programa, a pré-aceleração, acontece entre os dias 08/01 e 09/02. Durante esse período, estão programados cinco encontros, seguindo a metodologia da 49 Educação, para aprofundar a validação da proposta de valor e do modelo de negócios das startups. Essa fase é fundamental para avaliar a capacidade das equipes, identificar pontos fortes e fracos, estabelecer metas e moldar a estrutura financeira e de investimentos. 

As startups selecionadas terão acesso a mentoria especializada e uma rede de apoio, fatores essenciais para o crescimento e desenvolvimento de suas propostas. Elas receberão acesso exclusivo a conteúdos da 49 Educação e a um aplicativo dedicado para a elaboração do Plano de Aceleração, que detalhará toda a estruturação do trabalho e as entregas a serem realizadas ao longo dos nove meses de desenvolvimento das soluções. 

A partir dessa jornada de inovação, as startups terão a oportunidade de criar uma apresentação final, que será mostrada no Demoday-. Nesta etapa, de 3 a 5 empresas serão selecionadas e contarão com um investimento disponível de até 300 mil reais para cada uma. A divulgação do Resultado Preliminar da Segunda Etapa está prevista para acontecer dia 24/02. 

CONHEÇA O PROGRAMA – Com o objetivo de impulsionar e desenvolver soluções inovadoras e sustentáveis nas temáticas de energia, meio ambiente, logística e indústria 4.0, o Itaipu Let5Go Startups já nasce como o maior programa de inovação aberta em 5G do país.

Junto da Itaipu Binacional, o Parque Tecnológico Itaipu irá impulsionar projetos por meio de recursos, mentorias técnicas e de negócios e acesso a infraestrutura única do Parque Tecnológico Itaipu, aproveitando a sua primeira e exclusiva rede privativa 5G (standalone). 

FOZ DO IGUAÇU

Deixe um comentário