Kits da Itaiupu são apresentados aos Municípios Lindeiros

Prefeitos, secretários e equipes técnicas das gestões municipais se reuniram nesta terça-feira (23), na sede do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, para conhecer detalhes sobreo convênio dos kits asfálticos, firmado em 2018 entre Itaipu Binacional e Conselho dos Lindeiros. Atualmente, a operacionalização dos equipamentos é feita pelo Consórcio Público Intermunicipal de Inovação e Desenvolvimento do Estado do Paraná (Cindepar).

Pelo convênio firmado com a Itaipu Binacional, os equipamentos só serão definitivamente do Conselho dos Lindeirosapós concluírem os 83 km lineares ou 500 mil m² de pavimentação asfáltica nas áreas rurais, onde já há calçamento, ou sobre brita graduada.

META – Com o prazo para ser executado até maio de 2021, o convênio deve sofrer um aditamento de prazo, segundo o presidente do Conselho dos Lindeiros, prefeito de Pato Bragado, Leomar Rohden (Mano). “Foi uma reunião importante com a presença dos representantes dos municípios, do Cindepar e da Itaipu Binacional”, destaca. “Quando foi assinado o convênio foi assumido o compromisso de executar a quantidade estipulada, o que ainda não foi cumprido, por isso vamos buscar mais prazo junto à Itaipu”, ressalta Leomar Rohden.

O gestor de convênio da Itaipu Binacional, Edino Jonas Schmidt Krug, destaca que até agora foram executados 287 mil metros quadrados do total de pavimentação asfáltica em TST (tratamento superficial triplo), e o prazo adicional deve servir para cumprir com o estipulado.

A presidente do Cindepar, prefeita de Astorga, Suzie Aparecida Pucillo Zanatta, destaca que a parceria do Consórcio com os municípios lindeiros é muito importante na operacionalização dos equipamentos e facilita a celeridade do processo e execução dos serviços.

OS KITS – Quatro caminhões equipados, dois rolos compactadores e duas mini carregadeiras estão entre os maquinários que compõe dois kits asfálticos. O investimento é de R$4 milhões.

SANTA HELENA