Lindeiros e Itaipu alinham ações para inovação e desafios em convênios para a região

0 73

Representantes da Itaipu Binacional e Conselho dos Lindeiros se reuniram, na última semana, para alinhamento estratégico das ações do novo convênio Linha Ecológica: Educação, Cultura e Sustentabilidade e o Itaipu Mais que Energia. O valor total para a Linha Ecológica é de R$13,9 milhões e terá duração de quatro anos. A atuação abrange um território de 55 municípios.

O diretor de cooperação, Carlos Carboni, ressaltou a relevância da parceria com os 55 municípios atendidos, destacando a importância da Educação Ambiental na formação de pessoas capazes de reconhecer valores, assimilar conceitos e desenvolver competências.

O presidente do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, Evandro Grade (Zado), em sua fala, destacou a importância da parceria com a Itaipu Binacional para o desenvolvimento sustentável da região. O prefeito também ressaltou a necessidade de ações integradas de Educação Ambiental e Cultura para enfrentar os desafios ambientais e promover o desenvolvimento cultural do território.

O convênio, que abrange cinco eixos, 22 metas e 44 ações, visa promover ações educativas e culturais, difundindo conceitos e práticas da educação ambiental para a sustentabilidade. Entre os objetivos estão a realização de formações, seminários e ações práticas. Os cinco eixos estão divididos em Processos Formativos e Capacitações, Gestão Estratégica da Educação Ambiental e da Cultura no Território, Segurança Hídrica, Educomunicação e Cultura e Patrimônio.

A próxima etapa do convênio envolverá a realização de uma reunião de alinhamento com os gestores no dia 21 de novembro, onde será apresentado o plano de trabalho para a região.

A Itaipu Binacional, que já possui uma parceria consolidada há 21 anos com o Convênio Linha Ecológica, busca inovações para enfrentar os desafios atuais. A proposta do Programa Itaipu Mais que Energia, por exemplo, visa contribuir para o desenvolvimento sustentável da região lindeira à Itaipu Binacional, por meio de ações nas áreas de saneamento ambiental, energias renováveis, manejo de água e solo e obras sociais, comunitárias e de infraestrutura.

A Itaipu Binacional e os municípios lindeiros seguem unindo esforços em prol de um futuro mais sustentável, segundo os parceiros, construindo juntos uma trajetória de inovação, compromisso ambiental e desenvolvimento socioeconômico.

SANTA HELENA

Deixe um comentário