Lindeiros participa de workshop da UEMS no Mato Grosso do Sul

0 17

O prefeito de Guaíra, presidente do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, Heraldo Trento, e a diretora técnica, Sandra Finkler, participaram nesta sexta-feira (05), do III Workshop RPPN Ernesto Vargas Baptista, Unidades de Conservação e o Desenvolvimento Territorial Sustentável, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). No evento foram apresentadas ações, projetos, parcerias e iniciativas do Conselho dos Lindeiros.

Na contextualização geral o Conselho dos Lindeiros é único em sua estrutura com o envolvimento de câmaras de vereadores, prefeituras e associações comerciais e também abrange, além do Paraná o município de Mundo Novo (MS), conforme Heraldo Trento.

A diretora técnica, Sandra Finkler, em sua explanação, destacou a criação do Programa de Governança, Inovação e Inteligência para Desenvolvimento dos Arranjos Produtivos nos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu (PGR), o qual tem 11 eixos estruturantes e, dentre eles, o terceiro, voltado à sustentabilidade.

Na apresentação também houve abordagem ao convênio Linha Ecológica: Educação para Sustentabilidade e Desenvolvimento Cultural do Território, iniciativa com 20 anos de existência.

Dentre outras ações, o Conselho dos Lindeiros apoia vários programas como Cidades Sustentáveis, Encontros e Caminhos, recuperação de nascentes, entre outros e é um dos conselheiros da Unidade de Gestão Descentralizada da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (UGD-RBMA) – Região de Itaipu.

GUAÍRA

Deixe um comentário