Marechal Rondon adere à situação de emergência devido à estiagem

8

O prefeito de Marechal Cândido Rondon, Marcio Rauber, confirmou na manhã de quinta-feira (6), que o município aderiu ao decreto de situação de emergência devido à estiagem. O decreto nº 10008 foi sancionado no último dia 30 pelo governador do Paraná, Ratinho Junior.

Recentemente, líderes de diversas entidades ligadas ao setor do agronegócio estiveram reunidos com o prefeito para tratar da adesão ao decreto estadual, tendo em vista a estimativa de quebra nas safras de soja e de milho alcança 85% em Marechal Rondon.

Com a adesão ao decreto, os produtores rurais rondonenses ficam autorizado a solicitar a prorrogação de parcelas de investimentos, como a renegociação de financiamentos com instituições bancárias, além de forçar as seguradoras a pagar os custeios da safra.

Além disso, a adesão ao decreto estadual permite que o município forneça auxílios pontuais aos produtores. Por outro lado, uma das consequências é que o município irá arrecadar menos ICMS e FPM nos próximos anos.

APOIO – A adesão do município ao decreto estadual de situação de emergência devido à estiagem foi assinada pelas seguintes entidades:

– Instituto de Desenvolvimento Rural Iapar/Emater

– Agrícola Horizonte

– Sicredi Aliança PR/SP

– Secretaria Municipal de Assistência Social

– Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável

– Copagril

– Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário

– Sindicato Rural Patronal

– Sindicato dos Trabalhadores Rurais

– Vanderlei Carlos Moraes Transportes

– SAAE

– Secretaria Municipal de Mobilidade

– Defesa Civil Municipal

MARECHAL CÂNDIDO RONDON