Marechal: Serviço de Atenção Domiciliar inicia grupo “Cuidando de quem cuida”

0 8

Na noite de quarta-feira (09) teve início o grupo “Cuidando de quem cuida”, organizado pela Secretaria de Saúde de Marechal Cândido Rondon, por meio do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD). Na oportunidade a enfermeira e coordenadora de Atenção Primária em Saúde (APS), Gislene Mendonça Alves Almeida, representou a secretária da pasta, Marciane Specht.

A ação tem como objetivo acolher, informar, instruir e auxiliar o principal envolvido na assistência direta aos pacientes domiciliados – o cuidador. Os encontros ocorrerão quinzenalmente, com a presença de cuidadores e familiares dos pacientes assistidos pelo SAD, sendo realizado instruções pelos diversos profissionais que integram a equipe, abordando os temas pertinentes aos cuidados aos pacientes.

A equipe do SAD é composta pela enfermeira/coordenadora Bruna Thalita Correa da Cunha; médico Carlos Eduardo Martins Fontes; técnicas de enfermagem Geni Nair Manteufel, Claudete Pech e Sara Alexandra Schirmann; assistente social Sandy Manenti; fisioterapeuta Julian Fernando Renner; psicóloga Claudia Tais Lodi; fonoaudiólogo Augusto Rocha Cremonese; e nutricionista Raquel Cristiane Nienow.

O SAD é um programa voltado para a atenção a pessoas domiciliadas, acamadas ou com restrição da mobilidade, de acordo com os critérios estabelecidos pelo serviço, que visa ofertar cuidados àqueles pacientes que dependam de assistência mais frequente, reabilitação e restabelecimento da autonomia do usuário, bem como da paliação quando necessário, além da prevenção, promoção e tratamento das intempéries que possam vir a acometer esses pacientes.

Constituído por uma equipe multidisciplinar, os casos são abordados em conjunto com as diversas especialidades visando a assistência integral à saúde dos pacientes debilitados, em paralelo ao trabalho desenvolvido pela APS e pelos serviços de urgência e emergência, integrando assim um dos componentes dessas Redes de Atenção à Saúde.

MARECHAL CÂNDIDO RONDON

Deixe um comentário