Maripá chega a quase 25% da população vacinada contra a Covid

6

O Município de Maripá está próximo de atingir a marca de 25% da população vacinada contra a covid-19. Até quarta-feira (26), a Secretaria de Saúde aplicou a primeira dose em 1412 pessoas (24,8%) e a segunda dose em 750 pessoas (13,1%). O total de vacinas recebidas até o momento soma 1.635 doses, entre AstraZeneca/Fiocruz e Coronavac/Butantan para aplicação da primeira dose.

No momento, estão sendo vacinadas pessoas acima de 18 anos com deficiência física, Síndrome de Down, doença renal crônica em diálise, gestantes e puérperas com comorbidades (alto risco) e pessoas com 18 anos ou mais com comorbidades. Profissionais da educação também são público-alvo, porém, no momento não há doses disponíveis para este grupo. “Estamos recebendo poucas doses para os profissionais da educação, por isso, sempre que chegam novas vacinas, entramos em contato para fazer o agendamento, priorizando conforme a idade, dos mais velhos para os mais novos”, explica a secretária de Saúde, Marguid Lerner.

A aplicação está sendo realizada diariamente das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30 no Centro de Saúde de Maripá e nas Unidades Básicas de Saúde dos distritos de Candeia e Pérola Independente. É necessário apresentar a Carteira de Vacinação e o CPF ou Cartão SUS, além da declaração médica comprovando comorbidade, no caso deste público-alvo específico.

COMORBIDADES – Podem se vacinar as pessoas com as seguintes comorbidades: , sendo elas: diabéticos, transplantados, cardíacos (insuficiência cardíaca de válvulas, arritmias, síndromes coronarianas), doenças pulmonares graves (fibrose, doença pulmonar obstrutiva, asma grave), hipertensos grau 3 ou com lesão de órgão alvo, obesidade mórbida, cirrose hepática.

Os usuários da rede privada de saúde devem solicitar a declaração para seu médico. Já os usuários da rede pública devem ir até a sua unidade de saúde para passar pela triagem e, na sequência, receber a vacina.

Em caso de dúvidas, os cidadãos devem entrar em contato na sua unidade de saúde.

Da Assessoria