Maripaenses podem acessar IPTU pela internet

Os maripaenses que têm acesso à internet já podem fazer a impressão do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) 2021 por meio Portal do Cidadão. Para quem não tem acesso à internet, os carnês estarão disponíveis a partir do dia 15 de março, na Prefeitura para os moradores da sede e nas Subprefeituras de Candeia e Pérola independente para os moradores dos distritos. A medida também visa reduzir o fluxo de pessoas que circulam nos prédios públicos durante o período de entrega dos carnês.

Os contribuintes que têm acesso a internet podem imprimi-lo ou usar o código de barras para pagamento por aplicativos das agências bancárias. Para baixar o boleto pelo computador ou celular, basta acessar o Portal do Cidadão pelo site maripa.atende.net, clicar no menu Autoatendimento, ir até a aba Cidadão e clicar em Emissão de Guias IPTU. O contribuinte deve optar pelo pagamento à vista ou parcelado e inserir o CPF para consultar.

PAGAMENTO – O imposto pode ser pago em parcela única ou em até sete vezes. Os contribuintes que optarem pelo pagamento à vista até o dia de vencimento terão desconto de 10% sobre o valor do IPTU, exceto sobre as Taxas de Serviços Urbanos. A data de vencimento para o pagamento à vista com desconto e também da primeira parcela é no dia 15 de abril. As outras parcelas vencem sempre no dia 15 de cada mês. O pagamento do imposto poderá ser feito em qualquer agência bancária ou lotérica até o vencimento.

ISENÇÃO – A Secretaria de Finanças informa que os cidadãos que solicitaram a isenção do IPTU não devem fazer a impressão dos carnês online, pois os pedidos ainda não foram finalizados. De acordo com o Setor de Tributação, assim que concluídos, a equipe vai entrar em contato informando se o pedido de isenção foi autorizado ou não.

Camila Angst

MARIPÁ