Mercado Público: comunidade ganha mais tempo para participar da consulta aberta pelo PTI

5

Implantação do espaço foi debatida em reunião do Programa Acelera Foz com gestores de instituições públicas e privadas, empresários e vereadores.

A gestão do Mercado Público de Foz do Iguaçu foi discutida em reunião do Programa Acelera Foz, na sexta-feira (2). O projeto foi apresentado pela direção do Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR), que está com consulta pública aberta e esclarece dúvidas sobre o edital que será lançado para concessão dos serviços de implantação, manutenção e melhor aproveitamento econômico do espaço.

Na plenária do Acelera Foz, representantes de instituições públicas e privadas, empresários e vereadores deram contribuições sobre o funcionamento do mercado, a ser inaugurado no endereço da antiga Cobal, na Vila A, e fizeram perguntas sobre a sua implantação. Todas as propostas serão analisadas por uma equipe técnica que atua no processo.

A partir desse diálogo, o PTI-BR decidiu prorrogar até 19 de julho o prazo da consulta pública on-line, que estava prevista para terminar neste dia 5. Usando o formulário disponível em https://www.pti.org.br/pt-br/avisos-de-editais, toda pessoa interessada pode propor modificações na minuta ou mesmo dar sugestões sobre as futuras atividades do Mercado Público.

“O espaço está na fase final das obras, sendo mais uma ação do Acelera Foz que estamos cumprindo”, destacou o diretor-superintendente do PTI-BR, general Eduardo Garrido. “É um investimento que tem tudo para movimentar a economia de Foz do Iguaçu, atrair mais investimentos e gerar renda para nossos produtores e empreendedores”, ressaltou.

Ele explicou que o edital de concessão do mercado somente será lançado após a análise técnica das sugestões recolhidas na consulta pública. “Nosso objetivo na reunião do Acelera Foz foi alcançado, que foi escutar as instituições, o setor empresarial e os vereadores. Todos temos o mesmo interesse: somar esforços para o bem de Foz do Iguaçu”, sublinhou Garrido.

Integração das pessoas

Diretor administrativo do PTI-BR, Flaviano da Costa Masnik explicou que o modelo de mercado público segue experiências de outras cidades do país. Ele frisou que os 72 boxes serão locados após a escolha da empresa que vai gerir o espaço. O mix de atividades comerciais deverá abranger gastronomia, empórios, serviços, hortifrutigranjeiros e suvenires, entre outros.

“O mercado está sendo pensado para a integração da sociedade, com os boxes conectados à área externa para contemplar eventos e atividades culturais”, expôs. “Além do atrativo, o objetivo é trazer empregos e desenvolvimento. É um trabalho árduo de muitas instituições parceiras para a cidade de Foz do Iguaçu”, enfatizou Flaviano.

O presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codefoz), Felipe Gonzalez, enalteceu o diálogo em busca dos melhores resultados para a população. “Foram propostas muito ricas e de conteúdo. O conselho tem esse papel de reunir as instituições públicas e privadas, a representação política e o setor empresarial para conversar, debater e avançar juntos”, ponderou. 

CONTRIBUIÇÕES – Na reunião, o presidente da Câmara Municipal, vereador Ney Patrício, defendeu que o mercado tenha um modelo “sustentável e apropriado para o momento”. Ele também agradeceu à Itaipu Binacional, empresa que fez o investimento de R$ 14,5 milhões na obra. “É um legado que a Itaipu está deixando de grande relevância para a cidade”, declarou.

O presidente do Legislativo destacou as contribuições e perguntas que foram feitas pelos parlamentares na reunião do Acelera Foz, ressaltando que a Casa de Leis quer colaborar no debate sobre o Mercado Público. “Reforço o convite para a audiência pública que a Câmara irá realizar sobre o espaço, que contou com a assinatura de todos os vereadores, demonstrando a vontade de fazermos o melhor pela cidade”, disse.

SMART VITRINE – Aos participantes da reunião do Acelera Foz, foi apresentado o edital Smart Vitrine, do Programa Vila A Inteligente. Essa iniciativa compõe as ações para tornar Foz do Iguaçu um polo de inovação e referência em tecnologias para smart cities. “Trata-se de uma vitrine tecnológica de soluções para cidades inteligentes”, salientou o diretor de Negócios e Inovação do PTI-BR, Rodrigo Régis Galvão.

O edital Smart Vitrine selecionará empresas e startups para instalação, validação das tecnologias, divulgação e abertura de mercado. O gestor evidenciou as condições da Vila A e as potencialidades do município para desenvolver o ecossistema de inovação, com a criação da plataforma de negócios Hub Iguassu, para atrair negócios. “Não só vamos diversificar a economia como reter talentos em Foz do Iguaçu”, frisou Rodrigo.

FOZ FODO IGUAÇU