Pato Bragado chega ao 9º óbito por Covid-19

1

Boletim epidemiológico diário da Secretaria de Saúde de Pato Bragado aponta mais um óbito, em decorrência de complicações da Covid-19.

O 9º óbito ocorreu no domingo (30) e é de pessoa do sexo masculino de 65 anos, que possuía comorbidades. Ele estava na Unidade de Atendimento Intensivo (UTI) da rede privada e não resistiu às complicações decorrentes da doença.

Pato Bragado assim como os demais municípios do Estado vive um cenário cada vez mais delicado da pandemia. A lotação de leitos de UTI está acima de 90% desde o começo do ano e a taxa de transmissão acelerada da doença do Paraná, está entre as piores do País.

A vacina contra a Covid-19 tem trazido alívio para quem já foi imunizado e esperança para os que aguardam a sua vez de vacinar. Entretanto, mesmo após finalizar o ciclo das duas doses, é preciso manter a rotina de cuidados contra o coronavírus Sars-CoV-2.

A Secretaria Municipal de Saúde alerta que deve ser mantido o distanciamento social, uso de máscara e higienização constante das mãos até que se atinja a chamada “imunidade de rebanho”, quando boa parte da população estiver imunizada. “Tem que manter os cuidados no intervalo e após as duas doses, pois nenhuma vacina é 100% eficaz e sempre existe o risco de as pessoas adoecerem”, alerta a enfermeira da Ala Covid-19, Luise Fabiane Schmitt.

Além disso, Luise destaca que mesmo imunizada, a pessoa, em algumas circunstâncias, pode circular em algum ambiente e ser infectada pelo vírus. “Assim, mesmo que o organismo consiga se defender e a pessoa não desenvolva a doença, ela pode transmitir mesmo estando vacinada”, alerta.

Da Assessoria