Pato Bragado dispõe de novas receitas para os cardápios saudáveis

O 4º Caderno de Receitas Saudáveis da Alimentação Escolar da Bacia do Paraná 3 (BP3) e Oeste do Paraná, resultado da Formação Continuada em Segurança Alimentar e Nutricional, realizado em 2019 foi repassado oficialmente em Pato Bragado.

O município está incluso no caderno com a receita Salada Mega Nutritiva das merendeiras do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Gotinha de Mel, Morgana Schneider Hoppe e Ivete Corotto. Elas foram as vencedoras da edição.

O caderno com receitas das cozinheiras da BP3 e Oeste do Paraná, se fundamenta numa mostra dos vários pratos que foram elaborados a partir dos conhecimentos adquiridos e que enriquecerão a alimentação escolar da região.  É resultante do convênio Educação Ambiental e Cultural da Itaipu Binacional em parceria com o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros e prefeitura de Pato Bragado.

Por meio dessa parceria, no período de junho de 2019 a maio de 2020 foi realizada a 4ª edição da Ação Segurança Alimentar e Nutricional que contemplou o 4º curso para as nutricionistas, o 4º curso de formação continuada para cozinheiras, nutricionistas e coordenadores da alimentação escolar, oficina sobre compostagem para cozinheiras e o concurso de receitas saudáveis.

VANTAGENS – A nutricionista responsável pelo desenvolvimento da iniciativa no município, Janice Regina Roos Hachmann declara que a oportunidade de integração e formação dos nutricionistas, como também de merendeiras, a partir da formação continuada, contribui para o aproveitamento integral dos alimentos, valorização dos produtos da agricultura familiar local e cultivo orgânico, elaboração de cardápios saudáveis, saborosos e criativos.

Além disso, segundo ela, nessas formações ocorre a troca de conhecimento, experiências, fortalecimento, estimulo à promoção, manutenção e recuperação da qualidade de vida, por meio de atividades relacionadas à nutrição e ao papel do profissional nutricionista na alimentação escolar. “Estamos muito felizes em encerrar mais essa edição, entregando esse material com conteúdo produzido a partir da integração cada vez mais forte em prol da promoção da saúde, com cardápios que serão repassados a todos os envolvidos nesse importante projeto”, completou o secretário de Educação e Cultura, Júnior Ivan Bourscheid.

Marili Koehler

PATO BRAGADO