Pato Bragado distribui cerca de 2,5 mil máscaras a servidores dos educandários e alunos

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A administração de Pato Bragado, em ação desenvolvida pela Secretaria de Educação e Cultura, está promovendo a distribuição de máscaras de tecido (duas camadas de tricoline 100%) para os servidores dos educandários e os estudantes da rede municipal de ensino. A intenção é contribuir com as medidas sanitárias de prevenção ao coronavírus, proporcionando alternativas aos servidores e às famílias dos estudantes do município para a adequação à realidade da pandemia.

Cada trabalhador da educação, lotado nos educandários municipais está recebendo duas máscaras de tecido, além de terem à disposição máscaras cirúrgicas descartáveis que podem ser retiradas junto à secretaria dos educandários, de acordo com a sua necessidade. Já em relação aos estudantes, cada um está recebendo duas máscaras, sendo que uma é enviada para casa e a outra ficará disponível na sala de aula para qualquer necessidade.

Conforme o secretário Júnior Ivan Bourscheid estão sendo contemplados os estudantes dos Jardins 1 e 2 (2 e 3 anos), Infantil 4 e 5 anos e Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), abarcando todas as crianças que frequentam a Escola Municipal Marechal Deodoro (cerca de 610 estudantes). Os estudantes do CMEI Gotinha de Mel (menores de 2 anos) não estão recebendo máscaras, pois o uso é contraindicado.

O secretário afirma que as máscaras dos alunos estão identificadas com os nomes para evitar trocas, perdas e extravios. São cerca de 2,5 mil máscaras para servidores e estudantes, e mais 1 mil máscaras estarão sendo adquiridas aos estudantes, para o restante do ano letivo e de 2022.

CONTINUIDADE DO MODELO HÍBRIDO – Mesmo com a mudança de protocolo da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, alterando o distanciamento de 1,5 para 1 metro, as aulas nos educandários municipais seguem no modelo híbrido, com revezamento semanal ou diário (para as turmas matriculadas em turno integral).

Bourscheid explica que o modelo de ensino não está sendo alterado devido às limitações práticas, o tamanho das turmas e das salas de aula, que impossibilitam a adoção do ensino 100% presencial em todas as turmas. “Além disso, em reuniões promovidas pela Secretaria de Educação e Cultura com a equipe pedagógica, e com os professores e professores de educação infantil, observou-se que o atendimento com grupos reduzidos permite ações mais individualizadas e focalizadas, promovendo maior qualidade no desenvolvimento dos conteúdos e atividades”, ressalta.

Pato Bragado