Pato Bragado inicia nova fase de vacinação contra a Covid-19 para quem tem comorbidades; veja faixas etárias

3

Além dos idosos e trabalhadores de saúde, a Secretaria de Saúde de Pato Bragado amplia a imunização contra a Covid-19 aos moradores com comorbidades do município, seguindo o Plano Nacional de Imunização (PNI), disponibilizado pelo Ministério da Saúde.

Nesse novo grupo prioritário, desde segunda-feira (11), com a chegada de 90 doses, são contempladas pessoas com Síndrome de Down (18 a 59 anos), pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal – diálise (18 a 59 anos), pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos e pessoas com deficiência permanente, cadastradas no Benefício de Prestação Continuada – BPC (55 a 59 anos). Já para as gestantes e puérperas com comorbidades (18 a 59 anos), a vacinação está temporariamente suspensa.

A imunização ocorre diariamente por ordem de chegada, na sala de vacinas da Unidade Básica de Saúde (UBS). As Agentes Comunitárias de Saúde (ACSs) estão entrando em contato com as famílias. Caso alguma pessoa não tenha sido informada, deve entrar em contato pelo número 3282-1396 ou comparecer à sala de vacinas, munidas do Cartão SUS, CPF, cartão de vacinas e documentos comprobatórios de alguma comorbidade, entre eles, a declaração médica.

O cronograma segue de acordo com o quantitativo de doses disponibilizado pelo Ministério da Saúde. Hoje (13), a partir do recebimento de 20 doses, a vacinação também foi estendida aos trabalhadores da educação, com idades entre 55 a 59 anos.

PRÓXIMA ETAPA

A próxima etapa contemplará pessoas de 50 a 54 anos, 45 a 49 anos, 40 a 44 anos, 30 a 39 anos, 18 a 29 anos, bem como gestantes e puérperas, independente das condições pré-existentes.  

INFLUENZA

Concomitante a vacinação contra a Covid-19, também ocorre a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus Influenza (gripe) em idosos com 60 anos e mais, bem como os professores.

A recomendação do Ministério da Saúde é de que as pessoas que tomaram a primeira ou segunda dose da vacina contra a Covid-19, esperem pelo menos 14 dias para tomar o imunizante contra a gripe.

Da Assessoria