Plano Safra é detalhado aos produtores rurais durante evento em Cascavel

0 4

O Plano Safra 2022/2023 foi apresentado de forma técnica pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) na tarde desta quinta-feira (14) em um evento realizado no auditório do Centro Tecnológico do Show Rural Coopavel. O prefeito Leonaldo Paranhos, que é vice-presidente de Agronegócio na Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), destacou que o setor agropecuário é a grande indústria de Cascavel e da região Oeste do Paraná.

“O Plano Safra sempre é uma expectativa muito grande para nós e, graças a Deus, teremos um dos melhores planos da história. Eu tenho falado da responsabilidade que o poder público tem nessa engrenagem, fazendo a sua parte, ajudando a promover cada vez mais essa produção que gera emprego e renda para todos nós”, afirmou.

Paranhos destacou que o mundo olha para o Brasil e vê a região Oeste do Paraná, que possui a maior produção por metro quadrado do país. “Percebemos que hoje as instâncias de governo, estadual e federal, têm olhado para nós com um pouco mais de respeito. Isso foi conquistado com décadas de trabalho”, avaliou.

O gerente regional do IDR-PR, José Lindomir Pezenti, disse que o evento reuniu representantes ligados ao setor rural de 16 municípios da região. “Nós temos uma equipe de técnicos que trabalham com a agricultura familiar, que leva assistência técnica e orientação ao homem do campo para que o credito rural seja bem aplicado, que não seja uma preocupação ao produtor, mas uma solução”, destacou.

O secretário de Agricultura de Cascavel, Renato Segalla, lembrou que mesmo com uma estiagem prolongada no ano passado, o Valor Bruto da Produção (VBP) apresentou um crescimento de 41% neste ano. “Isso se deve, como diz o prefeito Paranhos, ao DNA dos nossos produtores, da nossa condição de solo fértil e a vontade do produtor em trabalhar e produzir”, afirmou.

Para o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, é importante os produtores receberem informação de como será o Plano Safra 2022/2023.

“É um plano robusto, que tem bastante recursos, esses recursos devem ser direcionados aos produtores rurais, para os pequenos, médios e grandes. Todos esses produtores precisam de informação e esse momento é grandioso para que o produtor rural tenha essa informação e faça o seu planejamento, a aplicação desses recurso de maneira eficiente para que esse recurso seja multiplicador da sua produção”, afirmou.

CASCAVEL

Deixe um comentário