Processo seletivo da Itaipu tem mais de 21 mil inscritos

0 199

Mais de 21 mil pessoas se inscreveram para participar do processo seletivo externo da Itaipu Binacional, de acordo com informações da Superintendência de Recursos Humanos da empresa. Os 21.295 inscritos devem concorrer a um dos 31 cargos disponíveis, de níveis médio e superior. Entre as vagas, há oportunidades para engenheiros, advogados, biólogos e para serviços administrativos, entre outras.

Entre as vagas mais procuradas estão os dois cargos de nível médio. São 7.627 candidatos inscritos para os serviços administrativos e 1.606 para agente de segurança. Já para os cargos de nível superior, as maiores concorrências ficaram para os cargos de administrador (1.381), advogado (1.091) e engenheiro civil (905), seguidos de engenheiro eletricista (735), técnico em elétrica (709), arquiteto (643), biólogo (631) e engenheiro mecânico (564).

Embora ainda com grande disputa pelas vagas, as funções com menor número de inscrições foram as de repórter fotográfico, com 40 candidatos inscritos, técnico em hidrologia (43) e relações públicas, com 50 candidatos. Do total de inscritos, 2.951 pessoas se declaram negras (pretas ou pardas) e outras 600 têm algum tipo de deficiência (PcDs).

A maior parte dos cargos é para lotação em Foz do Iguaçu, cidade-sede da Itaipu na margem brasileira, mas há também possibilidade de atuação em Santa Helena, Guaíra e Brasília (DF). A lotação do candidato será informada quando de sua convocação para o suprimento das vagas, conforme a necessidade da empresa.

Para o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri, principalmente para algumas funções, o processo seletivo deve ser bastante disputado e selecionará pessoas muito qualificadas, para compor o quadro de empregados da binacional. “O grande número de candidatos confirma que Itaipu chama a atenção de profissionais das mais diversas áreas, pela seriedade com que o processo seletivo é conduzido e pelas oportunidades e vantagens que a empresa oferece”, acredita Verri.

PROVAS – As provas acontecerão no dia 21 de janeiro, em Curitiba e em Foz do Iguaçu. O processo seletivo é para admissão imediata e formação de cadastro de reserva, com salários iniciais de R$ 4.005,76 a R$ 8.902,45. Além do salário, a empresa oferece ampla política de benefícios, como auxílio-alimentação, plano de previdência privada, participação nos resultados, plano de saúde médico-hospitalar e odontológico extensivo aos dependentes, e auxílio-educação para os filhos até a conclusão do nível médio, dentre outros.

O processo seletivo adotado por Itaipu é semelhante ao de um concurso público. A diferença na terminologia deve-se às características peculiares da natureza jurídica da empresa, que não é uma estatal, mas uma binacional regida por um Tratado Internacional assinado pelos governos brasileiro e paraguaio.

FOZ DO IGUAÇU

Deixe um comentário