Programa de alfabetização é lançado a municípios lindeiros

0 5

Prefeitos, secretários de educação e coordenadores pedagógicos participaram na segunda-feira (22) do lançamento e apresentação do Programa Alfabetiza (com)Texto. O evento ocorreu em Guaíra. O Programa é uma ação da Universidade Estadual de Maringá (UEM), por intermédio da Pró-reitoria de Extensão e Cultura e da Coordenadoria de Apoio à Educação Básica, como uma das ações do “Grupo Multidisciplinar de Assessoria às Secretarias de Educação do Estado do Paraná”.

O lançamento contou com a presença de representantes de Entre Rios do Oeste, Itaipulândia, Medianeira, Mercedes, Missal, Pato Bragado, Santa Helena, São José das Palmeiras, São Miguel do Iguaçu, Terra Roxa, Mundo Novo, Guaíra, Santa Terezinha de Itaipu e Diamante do Oeste. 

A formação regional se correlaciona ao Programa de Governança, Inovação e Inteligência para Desenvolvimento dos Arranjos Produtivos nos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu (PGR), que, dentre as iniciativas, visa o envolvimento das universidades para auxiliar em ações para o desenvolvimento regional, segundo o presidente do Conselho dos Lindeiros, Heraldo Trento.

FORMAÇÃO – O programa “Alfabetiza (com)Texto” tem a finalidade de realizar a formação de professores alfabetizadores, pedagogos escolares e integrantes das equipes que compõem as secretarias municipais de educação das diversas redes de ensino e qualificar, por meio da formação de alfabetizadores, os níveis de aprendizagem dos alunos em processo de apropriação da língua escrita.

Conforme proposto pelo programa, os encontros serão desenvolvidos com o objetivo de auxiliar os participantes na organização do ensino da alfabetização. Para tanto, os temas definidos para a formação são: Avaliação diagnóstica; O texto como unidade de ensino no processo de apropriação da linguagem escrita; Atividades de letramento; Atividades de alfabetização: tentativa de leitura e tentativa de escrita; A importância da rotina da sala de aula; O planejamento de ensino como fio condutor no ensino da linguagem escrita.

Os encontros ocorrerão mensalmente no município de Guaíra, polo do programa. A formação é gratuita e os certificados serão emitidos pela Universidade Estadual de Maringá.

Deixe um comentário