Projeto Nutriz de Marechal Rondon recebe freezer e dez bombas tira-leite materno-elétricas

2

Na manhã de segunda-feira (19), aconteceu nas dependências da Clínica da Mulher, a entrega de um freezer de 142 litros e de dez bombas tira-leite materno-elétricas. Os itens foram doados pelo Rotary Club 25 de Julho, por meio do Programa de Aleitamento Materno Rondon (Proamar) para o Projeto Nutriz.

O ato de entrega contou com a presença da secretária de Saúde, Marciane Specht, do médico e diretor-técnico da Atenção Primária à Saúde, Rambert Bessa, da enfermeira e coordenadora do Projeto Nutriz, Alexandra Mendonça, de integrantes do Rotary 25 de Julho, como o presidente, Valdecir Seefeld, a próxima presidente, Aline Marki, o coordenador do Proamar, Maxion Souza, e os sócios Gerciney Gomes Ramos e vereador Sargento Dionir.

De acordo com a secretária Marciane, com a chegada do freezer e das bombas de tira-leite, o Projeto Nutriz, que antes era exclusivo na Unidade de Saúde do Botafogo, poderá ser ampliado, graças à parceria com o Rotary.

A coordenadora do Projeto Nutriz, enfermeira Alexandra, conta que com o freezer, o leite materno poderá ser recolhido mais de uma vez por semana, pois, com a chegada do freezer, passa a ter um lugar para a armazenagem do material por mais tempo.

Ainda segundo ela, o leite recolhido é encaminhado para o Banco de Leite Humano do Hospital Bom Jesus de Toledo e é destinado para os bebês de UTI, como também, é encaminhado para os demais hospitais, quando necessário.

O presidente do Rotary, Valdecir Seefeld, destaca que o freezer e as bombas foram adquiridos através de um projeto feito por meio do Programa Proamar, aprovado pelo Distrito 4640 e que garantiu o recurso para a compra dos itens.

MARECHAL CÂNDIDO RONDON