Quatro Pontes abre inscrições ao 1º Concurso Fotográfico “Um Olhar Sobre o Meio Ambiente”

10

Quatro Pontes celebrará a Semana do Meio Ambiente 2021, homenageada na primeira semana do mês de junho, com uma proposta diferenciada. Trata-se do 1º Concurso Fotográfico “Um Olhar Sobre o Meio Ambiente”, categorias conservação e degradação, com a proposta de fomentar um olhar crítico sobre a temática, valorizando a fotografia enquanto expressão artística.

Organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, através do Departamento de Ação Ambiental, e a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, o concurso abre suas inscrições hoje (18), seguindo até o dia 28 deste mês, tendo como público-alvo alunos do 3º ao 5º ano da Escola Municipal Dona Leopoldina e do 6º ao 9º ano do Colégio Estadual Quatro Pontes. A intenção é estimular a criatividade de forma amadora, desafiar a espontaneidade e a imaginação de cada participante, que deve contribuir indiretamente na conscientização do cenário local, sensibilizando o interesse pela preservação e manutenção da biodiversidade.

Os interessados podem retirar a ficha de inscrição nas secretarias das instituições de ensino, onde também está disponível o regulamento, bem como no Departamento de Ação Ambiental e na Secretaria de Educação, Cultura e Esportes junto à prefeitura. O participante está autorizado a produzir apenas uma foto na posição horizontal, sendo automaticamente desclassificado se estiver na vertical.

A imagem, juntamente com todos os dados da ficha de inscrição, deve ser enviada via e-mail para a Divisão de Comunicação Social ([email protected]), etapa que visa à identificação do participante e foto. A desclassificação é automática na falta do cumprimento deste critério.

Categorias

As fotos devem compartilhar vivências do meio ambiente no município. Na categoria conservação, o participante pode retratar paisagem, pôr do sol, campo, árvores, flores, jardins, rios, cachoeiras, entre outras belezas naturais, além de ações de preservação. Já na categoria degradação, as imagens podem demonstrar lixo em locais proibidos, árvores mortas, rio sujo, secas, erosões do meio ambiente, entre outras situações.

Avaliação

A foto passará por pré-seleção na inscrição, averiguando se a mesma se enquadra em todos os critérios do regulamento. Após, passarão por júri popular. Elas serão expostas em postagem única na página oficial da Prefeitura de Quatro Pontes no Facebook, no período de 1º a 13 de junho. Nesta etapa, a votação se dará através de curtidas na foto oficial (página da prefeitura), não se valendo e nem contabilizando os comentários ou compartilhamentos. Cada participante está autorizado a fazer campanha para obter o maior número de curtidas na sua foto.

No dia 14, os organizadores do concurso irão conferir as 20 fotos mais curtidas, as quais passarão por avaliação técnica de jurados, sendo três da área ambiental e três da fotográfica, etapa que ocorrerá no dia 16 de junho. O resultado final será a somatória das notas obtidas nas duas fases: curtidas e notas jurados.

Premiação

Os três primeiros colocados em fotos de conservação e em fotos de degradação serão premiados com troféus porta retrato em alusão a Semana do Meio Ambiente 2021. Os vencedores de cada categoria serão premiados com uma poupança de R$ 300, patrocinadas pela Sicredi. Para o 2º lugar de cada categoria, a premiação será kits de tererê, patrocinados pela Sicredi. E o 3º colocado de cada categoria receberá um kit patrocinado pelo Sicoob. Entre os 20 participantes com maior número de curtidas serão sorteados outros quatro kits patrocinados pelo Sicoob.

O resultado com a divulgação das fotos e os respectivos ganhadores será no dia 18 de junho.

Da Assessoria