Recolha de galhos e entulhos no setor 6 foi encerrada

11

Iniciado no mês de março, chegou ao fim nesta terça-feira (31) o cronograma anual de recolha de galhos e entulhos na sede de Marechal Cândido Rondon. Os cidadãos tinham até por volta das 18 horas para depositar galhos e entulhos na frente das residências, lembrando que o calendário atual abrange o setor 6.

O secretário municipal de Agricultura e Política Ambiental, Adriano Backes, alerta que o recolhimento de galhos e entulhos termina nesta terça, enquanto a partir de quarta-feira (1º) inicia o período para notificações no setor 6, além de manter a fiscalização nos outros pontos. “A partir do dia 1º quem colocar sofás, entulhos, galhos, entre outros, será notificado e terá prazo de 48 horas para levar ao Ecoponto. Caso esses materiais não sejam levados ao destino correto, o cidadão receberá multa”, frisa Backes. Ele salienta que a colaboração dos rondonenses é fundamental para que a sede municipal seja mantida limpa.

A Secretaria de Agricultura e Política Ambiental destacou que o setor 6 compreende as seguintes localidades: Alvorada, Botafogo, Elio Winter, Espigão, Florianópolis, BNH I, Ipanema, Jardim Maripá, Neitzke, Gramadinho, Luciana I e II, Rainha, Recanto Feliz, Imperial, Guarujá, São Marcos, Noé, Jardim Ipanema, Jóris, Jardim Alegre, Konrad, Grünewald, Copagril, Floresta, Ana Neusa, Canadá, Alto da Glória, Frankfurt I e II, Natascha, Ilha Verde, Ilha do Sol, Oeste, Germano Winter, Jardim Esmeralda, Itamaraty, Sadi Krüger e Espelho das Águas.

FISCALIZAÇÃO – A fiscalização será feita por um servidor da pasta e vale para toda a sede municipal. “Nós temos cerca de 200 a 300 notificações emitidas, porém até o momento não houve aplicação de multa. Caso necessário, os infratores serão multados”, adianta Backes.

O secretário expõe que do setor 1 até o 6 foram recolhidas cerca de 5 mil cargas de galhos, em torno de 2,6 mil de entulhos e aproximadamente 400 cargas de sofás (rejeitos). Ele comenta que do Ecoponto saem em média 60 cargas de entulhos ao mês, outras 150 de galhos, além de 25 caixas de rejeitos.

ECOPONTO – “Temos a preocupação com a saúde pública, pois esses materiais quando jogados podem se tornar focos da dengue, ou seja, uma cidade limpa e bela precisa de cuidados. O Ecoponto, instalado no parque de exposições, está disponível aos cidadãos de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, e no sábado até às 17 horas. Muitos materiais entregues no Ecoponto se tornam reciclados, e assim conseguimos dar destino correto a esses produtos, contribuindo à preservação do meio ambiente”, pontua.

Segundo ele, os cidadãos podem levar diversos materiais ao Ecoponto, que o pessoal orienta em qual caixa depositar esses itens. “Por isso é importante levar tudo selecionado”, coloca o secretário.

No Ecoponto são aceitos os seguintes materiais: resíduos de podas e jardinagem, eletrônicos, madeiras, entulhos de construção civil, móveis e eletrodomésticos.

OUTROS LOCAIS – O trabalho de recolha por setores, prossegue Backes, deve retornar no próximo ano com datas a serem definidas, quem sabe até antecipada.

“Além da sede municipal, também disponibilizamos esse atendimento nos distritos. No mês de maio fizemos podas, recolha de galhos, entulhos e de rejeitos em Porto Mendes e Bom Jardim. Agora vamos nos programar para atender aos distritos de Novo Horizonte, Iguiporã, Novo Três Passos, Margarida e São Roque”, finaliza Backes.

MARECHAL CÂNDIDO RONDON