RedeSim agiliza a formalização de empresas em Cascavel

11

A retomada econômica em Cascavel ganha força com a implantação integral da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (RedeSim). Cascavel, que já é considerada a 7ª cidade mais rápida do Brasil para formalizar empregos, agora está ainda mais ágil, com menos burocracia.

Ontem (14), os mecanismos do novo sistema foram apresentados durante reunião de trabalho entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Semdec) e contadores da cidade.

Na prática, todo o processo de formalização de uma nova empresa será feito em alguns cliques em frente ao computador. O sistema RedeSim integra todos os processos dos órgãos e entidades responsáveis pelo registro, inscrição, alteração e baixa das empresas, por meio de uma única entrada de dados e de documentos, tudo via internet.

“Essa agilidade toda faz com que possamos abrir um maior número de empresas, gerar emprego e renda, o que reflete na geração de impostos.

A retomada econômica também visa a parte de capacitação e incentivo a partir de políticas públicas pensadas. Hoje nós temos em aberto a licitação dos casulos e que ofertam imóveis de propriedade do Município com subsídio de até 50%”, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico, Hivonete Piccoli.

Juarez Paim, diretor regional do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná (Sescap) diz que a desburocratização e a união que há entre o poder público e entidades ajuda e motiva o empreendedor a se instalar em Cascavel para gerar emprego e renda.

“Todo o empreendedor precisa do apoio, ou se não tiver apoio efetivo, que não tenha burocracia, então tudo o que desburocratiza, tudo o que agiliza a criação de uma empresa, com certeza ajuda na retomada econômica”, enfatiza.

CASCAVEL