Reunião alinha diretoria da Itaipu e lindeiros para suprir demandas regionais

Os prefeitos lindeiros participaram na terça (2) da primeira reunirão das novas gestões municipais com a diretoria geral brasileira da Itaipu Binacional. O encontro serviu para alinhar objetivos e promover maior interação com a Itaipu, e o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu. Demandas regionais foram levadas ao conhecimento da diretoria.

Prefeitos e vice-prefeitos dos 16 municípios lindeiros estiveram presentes, se apresentaram e destacaram demandas da região que margeia o lago de Itaipu. “Não tenho dúvidas que nos aproximamos cada vez mais de Itaipu. Agricultura, saúde, segurança, são questões muito importantes. São obras estruturantes que precisam ser desenvolvidas em conjunto”, ressaltou o presidente do Conselho dos Lindeiros, prefeito de Pato Bragado, Leomar Rohden (Mano).

O prefeito de Marechal Cândido Rondon, Marcio Rauber, destacou que “somos uma região produtora de alimentos. Nosso território pode ser incrementado com tecnologia para produzir grãos, mas podemos produzir muito mais proteína e precisamos deste apoio”, ressaltou em relação a parcerias com a Itaipu Binacional.

O prefeito de Santa Helena, Evandro Grade (Zado), destacou a necessidade de investir na infraestrutura. “A produção em Santa Helena vai crescer com alguns investimentos. A infraestrutura nas rodovias já é precária e precisamos melhorar este setor. Estamos juntos e contamos com o apoio da Itaipu”, ressaltou.

O diretor-geral de Itaipu, Joaquim Silva e Luna se disse ainda mais comprometido com a região lindeira. “Mesmo com problemas precisamos olhar para a solução. Me sinto mais comprometido depois desta reunião. Vamos batalhar juntos para encontrar soluções”, ressaltou. “Juntos somos fortes, unidos somos imbatíveis”, complementou.

Infraestrutura viária

Dentre as demandas repassadas à diretoria de Itaipu estiveram investimentos em infraestrutura de acesso aos municípios lindeiros, caso de melhorias nas rodovias PR488, que liga Diamante do Oeste a Santa Helena, PR 495, trecho de Santa Helena que passa por Missal até Medianeira e trecho que liga o distrito de São Clemente, em Santa Helena a Pato Bragado. Também são solicitadas melhorias na PR 467 no trecho do trevo de Iguiporã a Marechal Cândido Rondon; PR 497, trecho que liga Santa Helena a São Miguel do Iguaçu; PR 317, trecho do distrito de São Clemente, em Santa Helena, a São José das Palmeiras. Áreas de escape também estão sendo solicitadas nas regiões de serra com Diamante do Oeste e São José das Palmeiras, acostamento e terceira pista em locais perigosos.

Saneamento e saúde

Dentre as solicitações está a implantação e tratamento da rede de esgoto e água potável (saneamento básico), nos municípios que ainda não possuem. Para saúde pública a demanda é pela implantação de um hospital regional para atender a microrregião.

Santa Helena