Rondon: Escolas e CMEIs realizam simulação para enfrentar situações de emergência

49

As escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Marechal Rondon realizaram ações voltadas à capacitação de professores, funcionários e alunos para o enfrentamento de situações de emergência. Estas ações acontecem nas instituições de ensino uma vez por semestre, em data pré-definida em calendário escolar, e faz parte do Programa Brigada Escolar – Defesa Civil na Escola.

O objetivo dessas atividades é promover a conscientização e a capacitação da comunidade escolar, para o enfrentamento de situações emergenciais no interior das escolas, proporcionando aos alunos condições mínimas para garantia de segurança, em casos de sinistro. A simulação do Plano de Abandono Escolar envolve todos os alunos, professores, funcionários e demais presentes no momento do treinamento.

O programa tem caráter preventivo, interdisciplinar, permitindo a criação das brigadas de emergência, as quais desenvolvem ações para identificar situações emergenciais. São realizadas ações concretas no ambiente escolar, orientadas pelos brigadistas (professores previamente capacitados por formações específicas pelo corpo de Bombeiros), promovendo a prevenção de riscos de desastres e preparação para o socorro, destacando a organização da saída da população de maneira ordeira, tendo como principal objetivo o suporte básico da vida e combate a princípios de incêndio.

Cabe ressaltar a importância da prevenção e da preparação da comunidade escolar sobre o ensino para a vida, de conhecimentos básicos de como se portar adequadamente em situações emergenciais ou de risco a vida e à proteção física, desenvolvendo a percepção de risco, visando uma mudança cultural nos alunos e na comunidade em que vivem.

MARECHAL CÂNDIDO RONDON