Saúde realiza aplicação de fumacê em bairros de Cafelândia para bloqueio do Aedes

A secretaria de Saúde de Cafelândia, através do departamento de Endemias, está realizando nesta quinta-feira (18) o serviço de borrifação ultra baixo volume (UBV), o Fumacê, no Bairro Pioneiros, já que o índice de infestação está elevado no bairro. “Estamos realizando o reforço na eliminação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunia através do fumacê, porém, os cuidados devem ser diários por parte da população, com a eliminação de tudo que acumule água. Já estamos em uma pandemia de Covid-19. Não podemos e não vamos dar mais chance a Dengue”, destacou a secretária de Saúde, Sarah Massaneiro.

Visitas

Em meio a pandemia do novo coronavírus, as visitas as casas cafelandenses continuam, porém, com restrições. “Não podemos deixar de visitar por completo a comunidade. Estamos seguindo as orientações do uso da máscara, higienizando as mãos a cada vistoria e mantendo o distanciamento, além de respeitando os grupos de risco. Mesmo assim, as visitas continuam, inclusive com até mais frequência, já que a equipe de Endemias está 100% completa”, destacou o coordenador da equipe, Anderson Luiz Alves Almeida.

Durante as visitas – que são realizadas em média a cada 60 dias nas casas dos moradores – além das vistorias e orientações, se necessário é realizado ainda as notificações e também aplicação de multa. “Não chegamos multando, porém, é necessário a conscientização da comunidade que a Dengue mata. Primeiro orientamos, passamos as informações corretas sobre o que é necessário fazer e estabelecemos prazos. Se os prazos não forem cumpridos (podem variar de três a 15 dias) é aplicado multa”, afirmou Anderson. De acordo com ele o intuito do município não é multar e sim conscientizar a comunidade sobre os riscos da Dengue bem como toda a problemática que a mesma proporciona.

Da Assessoria