Sebrae e produtores de Pato Bragado iniciam treinamento em busca do Selo Susaf

18

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente de Pato Bragado iniciou uma parceria com o Sebrae para adequação das empresas e agroindústrias familiares de produtos de origem animal (derivados de carne, leite, pescados, ovos e mel) por meio do Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal (SIM/POA).

Na última terça-feira (13), as consultoras credenciadas do Sebrae, Rosilene Zanette Surde e Benilde Darcília Rorato promoveram um treinamento de boas práticas de fabricação com os produtores e, na sequência, explicaram a cada um, a necessidade de adequação, conforme com a legislação. A ocasião contou com a presença do prefeito Leomar Rohden, o Mano e da secretária da pasta, Jaqueline Vanelli.

Nessa parceria que terá sequência em mais dois encontros, dias 17 de agosto e 9 de novembro, a intenção é estruturar as empresas e agroindústrias conforme a legislação exige, para que estejam adequados ao SIM/POA e possam solicitar a adesão ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte no Estado do Paraná Susaf/PR.

A adesão do Susaf permite que os produtos coloniais industrializados, derivados de carne, leite, pescado, ovos e mel e que tenham o acompanhamento sanitário de inspeção do SIM/POA e obtenham o Selo Susaf/PR possam ser comercializados livremente entre os municípios de todo o Estado. Esse selo garante que o produto é fabricado, respeitando as normas de boas práticas impostas pela legislação.

“Para o produtor, a adesão ao Susaf significa a possibilidade de ampliação de venda e, consequentemente, maior renda. É um progresso. O município terá mais responsabilidades, mas irá reduzir a ilegalidade, gerar renda, empregos. Além disso estará incentivando o empreendedorismo, com abertura de novas empresas e negócios e, principalmente, garantindo um alimento seguro para o consumidor final”, explana a médica veterinária da Secretaria, Maria Carolina de Oliveira Sestak Rodrigues.

PATO BRAGADO