Secretário de Saúde de Cascavel esclarece sobre início da vacinação contra a Covid

A notícia de que o Ministério da Saúde dará início à vacinação contra a Covid-19, a partir de quarta-feira (20), é comemorada pela Secretaria Municipal de Saúde. No entanto, o momento pede cautela, pois o imunizante será aplicado em grupos predeterminados pelo próprio Ministério. 

“Neste primeiro momento não teremos vacina para toda a população. O Plano Nacional de Imunização prevê grupos a serem vacinados, sendo primeiramente os trabalhadores da área da saúde, os idosos com mais de 75 anos, além das pessoas com mais de 65 anos que estão nos Abrigos de Longa Permanência”, enfatizou o Secretário municipal de Saúde, Thiago Daross Stefanello. 

De acordo com o Ministério da Saúde, os grupos prioritários somam 29 milhões de pessoas, e a previsão é que 8 milhões de doses da vacina contra Covid, dos Laboratórios Sinovac e Astrazeneca, sejam distribuídas em todo o Brasil. A Secretaria de Saúde de Cascavel aguarda o número de doses que chegarão ao município para que haja a imunização.

“Desde quarta (13), estamos trabalhando com a estrutura do local de vacinação exclusiva contra a Covid, que será no Centro de Eventos. A vacinação ocorrerá in loco e também no sistema Drive-Thru”, explicou Thiago. 

Na segunda-feira (19), a estrutura estará finalizada para o novo trabalho de imunização, com vistoria do prefeito Leonaldo Paranhos. Há de se aguardar os frascos com os imunizantes para a aplicação no público prioritário já mencionado. 

“É importante ressaltar que as pessoas não deverão procurar os locais, sem as devidas orientações dos grupos de risco. Estaremos fazendo isso ao longo da semana, pois as vacinas serão destinadas exclusivamente para determinados grupos, conforme orientação do Ministério da Saúde, seguindo à risco o Plano Nacional de Imunização”, finalizou o secretário.

Da Prefeitura de Cascavel