Secretário de Saúde, John Nodari, pontua que todas as vacinas são seguras e eficazes

4

Assim como os demais municípios, Pato Bragado tem se deparado com pessoas que, no ato de receberem a dose do imunizante contra o coronavírus (Covid-19), querem escolher o laboratório. Contudo, essa escolha não é possível de acontecer.

Ocorre que o município não possui opção de escolha por essa ou aquela marca e a preocupação do vice-prefeito e gestor da Secretaria de Saúde, John Nodari, assim como a equipe de profissionais na linha de frente do processo de vacinação, é de que as doses sejam aplicadas o quanto antes, respeitando-se o prazo de validade, faixa etária e os intervalos entre as doses ou outras vacinas, tudo dentro do que é preconizado pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde.

EFICÁCIAS INDIVIDUAIS DIFERENTES – Segundo Nodari, com as constantes discussões sobre a diferença de eficácia entre as vacinas contra o novo coronavírus (Sars-CoV-2) , muitas pessoas questionam se um imunizante é melhor do que o outro. De acordo com ele, é preciso utilizar o que tiver disponível, sem nenhum preconceito porque, com certeza, terá um benefício muito grande para as pessoas vacinadas. “Da mesma forma com o avanço da imunização no Brasil, é comum que pessoas de uma mesma família, por exemplo, recebam doses de imunizantes diferentes”, acrescenta.

O secretário declara que todos os imunizantes têm eficácias diferentes no nível individual. “Quando a gente olha o nível coletivo, todas elas têm uma elevada eficiência para diminuição de gravidade, internação e óbito, que sempre foi o nosso grande objetivo”, destaca.

ACELERAR E AUMENTAR A COBERTURA VACINAL – O Ministério da Saúde alerta que quanto mais o vírus circula, sendo transmitido de uma pessoa para outra, mais ele faz replicações, e maior é a probabilidade de modificações, ou mutações, no seu material genético. É daí que surgem as novas variantes.

O mais importante agora, na opinião do gestor, é manter acelerada e aumentar a cobertura vacinal. “É necessário vacinar a maior quantidade de pessoas no menor tempo possível. Não pode ser uma atitude individual, pois o sucesso de uma campanha depende da cobertura e para completar o esquema vacinal, a segunda dose é fundamental”, frisa Nodari.

PATO BRAGADO