Secretário e ministro do Turismo apresentam programas de incentivo ao setor em Cascavel

0 83

O secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes, e o ministro do Turismo, Celso Sabino, apresentaram nesta terça-feira (21), em Cascavel, no Oeste do Estado, as ações do Fungetur (Fundo Geral de Turismo) e do Cadastur (Cadastro de Prestadores Turísticos), que passaram por adaptações recentes.

No encontro, eles explicaram a dinâmica dos programas aos representantes das 19 Instâncias de Governança Regionais do Turismo no Paraná (IGRs) e a profissionais que atuam na área.

Segundo o ministro, o Fungetur proporciona acesso a financiamentos com condições diferenciadas a empreendimentos turísticos privados. “Por meio dessas verbas, é possível realizar obras, obter capital de giro e adquirir máquinas e equipamentos”, afirmou.

Para acessar o recurso, explicou o ministro, o profissional do turismo precisa estar cadastrado no Cadastur, que estimula o ordenamento e a formalização de atividades. É o sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo e garante diversas vantagens e oportunidades, além de ser uma importante fonte de consulta para o turista. “Para quem exerce a atividade de guia de turismo o cadastro é obrigatório”, afirmou.

Para o secretário do Turismo do Paraná, é fundamental que haja uma organização no setor. “Para isso, estamos trabalhando com a base técnica, também na regulamentação legal das atividades”, disse Nunes. “Somente neste ano, o turismo no Paraná gerou 5,5 mil empregos, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística”.

O ministro afirmou ainda que o Paraná tem conseguido mostrar seus atrativos em grandes feiras, como a FIT América Latina 2023, que ocorreu em setembro na Argentina, e a ABAV Expo 2023, no mês passado no Rio de Janeiro.

CENTRO DE EVENTOS EM UMUARAMA – Márcio Nunes também acompanhou o ministro na inauguração no novo Centro de Eventos Prefeito Alexandre Ceranto, em Umuarama, no Noroeste. O local funcionará como um estímulo ao turismo de negócios, ideal para feiras e congressos regionais. O espaço foi entregue após 13 anos de obras, com investimentos de R$ 15 milhões por parte do governo federal e do município. São mais de 7 mil m², localizados ao lado dos portões do Parque de Exposições Dario Pimenta da Nóbrega e com acesso facilitado pela rodovia PR-323.

Além da área construída, o local possui 8 mil m² de estacionamento e 1.500 m² de jardins e espelho d’água. É composto por hall de entrada, auditório climatizado com som ambiente e cadeiras estofadas para 559 pessoas, barracão de 3.500 m² (para 6.845 pessoas em pé), cozinha, sanitários, guaritas de entrada, áreas de serviço e estacionamento.

Da AEN

Deixe um comentário