XII Encoro acontece neste domingo (29)

5

Nova Santa Rosa recebe no próximo domingo (29) o XII (12°) Encoro. O evento é tradicional e já faz parte do Calendário Oficial do município. Realizado com o apoio da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Educação e Cultura (SMEC) o Encoro será apresentado via transmissão ao vivo na página do Facebook do Departamento de Cultura NSR a partir das 19h30.

Haverá apresentação de coros que são do Oeste do Paraná, sendo alguns integrantes do Movimento Coral Juvenil Oeste do Paraná, marca idealizada pelo regente, Gerson Daniel Giese, que também é responsável pelo Coro Municipal Juvenil de Nova Santa Rosa. Além da apresentação do Coro Municipal Infantil Sementes do Amanhã, Coro Municipal Juvenil de Nova Santa Rosa; Coro Jovem Timbra e Coro Jovem Masculino Nos da Voz.

Conforme o idealizador do Encoro, regente Gerson, o formato do XII Encoro difere dos últimos eventos realizados. “Em 2019, foi todo presencial e não foi transmitido e nem filmado. O do ano passado, teve apresentações virtuais. E o deste ano, 2021, já será no novo formato híbrido”, adianta Gerson, explicando que os coros de outras cidades se apresentarão na modalidade virtual e os coros locais, de Nova Santa Rosa, ou que tenham vínculo com cantores do município, se apresentarão presencialmente.

Além disso, coralistas do Coro Municipal Juvenil de Nova Santa Rosa farão a parte introdutória dos coros convidados, falando o nome da cidade de origem, citarão nome da música, dados do maestro, ou seja, uma parte ao vivo e outra virtual. O interessante, deste XII Encoro é que haverá interação e o engajamento do público local e de outras cidades, estados e países. “Basta compartilhar o link e comentar, interagir. Essa nova forma de apresentar, torna o canto coral mais democrático e acessível”, opina Gerson, lembrando que não haverá presença de público e plateia. Quem participar do evento de forma presencial no Teatro Municipal respeitará o distanciamento social, uso de máscaras e fará uso do álcool em gel para higienização das mãos.

CONVITE – Fica o convite para que as famílias de Nova Santa Rosa incentivem seus filhos e filhas a participarem dos corais do município. Pois, o canto é uma atividade simples, mas que traz resultados cognitivos e de bem estar cientificamente comprovados. Cantar não é apenas cultura, mas crescimento pessoal e de formação, que auxilia na desenvoltura, dicção, sociabilização, entre outros benefícios. As atividades dos corais do município são gratuitas e as matrículas podem ser feitas no Teatro Municipal.

“Agradecemos a gestão pública do município, em especial a SMEC, que tem como secretária a professora Nilza Gerling, o diretor de Cultura Fabiano Carlos Cassimiro, que incentivam as atividades culturais do município”, finaliza o regente Gerson, convidando todos para que assistam o XII Encoro.

NOVA SANTA ROSA