Revisão do veículo garante mais tranquilidade na estrada

7

Além da contagem regressiva para a virada do ano, muita gente conta nos dedos os dias que faltam para pegar estrada e viajar para um lugar diferente. Afinal, férias é o momento de relaxar e descansar. No planejamento desse programa, a revisão do carro não pode ficar de fora. Um check-up no veículo pode evitar contratempos no percurso.

Seja para uma viagem longa, seja para um bate e volta em uma cidade próxima durante o fim de semana, é muito importante garantir que o veículo esteja em ótimas condições para pegar a estrada.

O chefe de uma mecânica em Toledo, Renato André Turmina, conta que o final deste ano está mais movimentado que em 2020. “Tivemos um aumento de 50% na procura pelos serviços de revisão de veículos. No ano passado, por causa da pandemia as pessoas estavam evitando viajar, mas agora é diferente, estamos com muita demanda”.

E pra quem planeja viajar, Turmina enfatiza que a revisão do veículo não pode ficar para a última hora. “O ideal é que os motoristas procurem as oficinas com uma semana ou mais de antecedência. Além da grande demanda de serviços que os locais podem ter, se o veículo precisar de uma peça nova temos prazo para fazer a solicitação e o produto chegar a tempo da viagem”.

O mecânico cita que a pandemia tem atrasado a produção e o envio de peças automotivas, além de encarecer o produto. “Se a oficina não tem para reposição, algumas vezes temos que esperar até dez dias para chegar uma peça nova e finalizar o serviço no veículo. Sem contar que os preços estão inflacionados. Por isso, a revisão não pode ficar para a última hora e também deve estar dentro do orçamento da viagem”, complementa.

ANÁLISE – Embora muitas pessoas encarem a revisão como um gasto desnecessário, na verdade ela pode significar uma grande economia para o bolso. Viajar de carro sem fazer a revisão é o clássico ‘barato que pode sair caro’. A prevenção de acidentes é o principal motivo pelo qual deve-se fazer a revisão antes de viajar. A revisão preventiva avaliará sistemas importantes, identificando e antecipando complicações que, na estrada, podem causar grandes estragos.

Na revisão do veículo é preciso analisar o alinhamento, balanceamento, freios, sinalização, nível de componente de arrefecimento, nível da água e do óleo, do depósito de água do limpador do para-brisa, condição das paletas, sistema elétrico, entre outros.

Em casa, o condutor também deve estar atento a pequenos detalhes que são imprescindível para garantir uma viagem tranquila. “O motorista pode conferir as condições do estepe, do triângulo de sinalização para caso de emergência, se há algum vazamento de água ou óleo e a situação dos pneus”, conclui.

Da Redação

TOLEDO