Rotary Club de Toledo-Aliança celebra resultados do ‘Projeto RespirAr’

Estimated reading time: 5 minutos
O Rotary Club de Toledo-Aliança realizou uma cerimônia para oficializar a entrega do ‘Projeto RespirAr – Um futuro inovador para UTI Neonatal’. O evento, que ocorreu na noite de sexta-feira (30), também foi um momento para homenagear as empresas cidadãs que tanto contribuem para causas sociais.
A iniciativa faz parte de Projeto Global do Rotary Club de Toledo-Aliança com participação da Fundação Rotária do Distrito 4640 e o Rotary Internacional.
Essa etapa envolveu a entrega de um respirador parametrizado de volume garantido para atender aos bebês internados na UTI Neonatal do Hospital Bom Jesus. O valor do projeto ultrapassou U$ 58 mil, mas, em equipamentos, a ação teve um aporte superior a R$ 300 mil voltados para a UTI Neonatal.
“Esse reconhecimento vem em função do trabalho que desenvolvemos e do projeto que escrevemos, que surgiu a partir de uma demanda da sociedade. Tudo isso foi viabilizado através da Fundação Rotária”, pontuou a presidente da Fundação Rotária do Rotary Aliança e membro do Conselho que analisa projetos, Anelise Weich do Prado. “O dinheiro arrecadado ao longo da nossa jornada como rotarianos retorna para a comunidade por meio desses projetos”.
Conforme Anelise, o projeto tem enfoque na saúde materno-infantil. “Conseguimos viabilizar algo muito bacana, principalmente porque o Hospital Bom Jesus atende toda a 20ª Regional de Saúde — são mais de 18 municípios e mais de 400 mil pessoas beneficiadas”.
RESPIRAR – O equipamento adquirido pelo projeto foi um respirador de volume garantido, parametrizado. O aparelho fornece suporte ideal para bebês com a pleura delicada; as chances de uma sobrevida com qualidade para esses recém-nascidos aumentam muito. Tal equipamento ajuda a salvar vidas, diminuir o sofrimento e aportar tecnologia ao tratamento dos bebês.
“No Paraná, este é o quarto equipamento do tipo. É de altíssima tecnologia. Estamos extremamente felizes, porque superou todas as nossas expectativas. O projeto começou em junho de 2023 e, agora, fizemos a entrega oficial. Junto com o respirador, adquirimos outro equipamento complementar de terapia respiratória, que será utilizado em sequência ao primeiro”, salienta.
UNIÃO – Anelise destaca que o resultado do projeto é fruto do trabalho diário dos rotarianos – vendendo fichas, buscando parcerias, envolvendo empresas cidadãs. Ela reforça que são essas pessoas que tornam possível a realização de projetos como o RespirAr.
“Neste evento, estamos como representantes do nosso clube, do Distrito 4640 e também do nosso parceiro internacional na Índia. Este é um projeto global, avaliado fora do Brasil, nos Estados Unidos, com toda uma estrutura e rigor internacional. Estamos celebrando essa conquista com todos os convidados, familiares e empresas cidadãs que contribuíram financeiramente”, agradece.
O presidente do Rotary Club de Toledo-Aliança, Diego Galante, reforça a importância do trabalho em união. “O projeto nasceu em 2023 de um sonho coletivo. Nosso trabalho é sobre proteger a vida cuidar do outro e fazer a diferença. Juntos celebramos mais que um projeto”.
O governador do Distrito 4640, Luiz Carlos Alves de Oliveira, esteve presente e prestigiou as ações do projeto. “Trabalhamos para ter vida e vida longa. Atuamos para promover mudanças duradouras em si e na comunidade. Temos um lema que cita ‘mais se beneficia quem melhor serve’. A vida é melhor quando o outro está feliz por sua casa”, reforça.
SALVAR VIDAS – Para o pediatra coordenador da UTI Neonatal, João Pedro Pontes Câmara, o equipamento ajuda a salvar vidas. “O que acontece é que os bebês estão nascendo cada vez menores. Hoje, o limite de viabilidade – ou seja, a idade gestacional mínima para que um bebê possa sobreviver fora do útero – está em torno de 24 semanas. E a tecnologia tem acompanhado esse avanço. Esse equipamento que recebemos é de ponta. No Paraná, existem apenas três ou quatro aparelhos desse tipo. Aqui no Paraná, na nossa região, não havia nenhum”.
O pediatra explica que o aparelho é um ventilador de alta frequência. Ele permite oferecer um cuidado muito mais delicado e preciso aos recém-nascidos, principalmente, aos prematuros extremos. Com o equipamento é possível reduzir a agressão às vias respiratórias – especialmente à traqueia – e evitar lesões no pulmão, algo que os equipamentos convencionais acabam causando com mais frequência.
Da Redação
TOLEDO
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
Empresas Cidadãs
Durante a cerimônia também ocorreu uma homenagem as nove Empresas Cidadãs que apoiam o Rotary Club de Toledo-Aliança na missão de transformar vidas e promover o bem a comunidade. As empresas homenageadas foram: Big 1,99; Cresol; Bompel; Venturini Consórcios; HBrasil; Sicredi; DJC; Pequeno Amor e Fiasul.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook