‘Adicione mais fator de proteção ao seu verão’ alerta sociedade sobre doenças de pele

3

O verão começou com altas temperaturas e o clima é um convite para aproveitar os dias quentes com atividade ao ar livre. No entanto, os cuidados com a pele não podem tirar férias. A exposição exagerada e sem proteção pode provocar insolação, queimaduras e até melanoma. Durante este mês, a campanha Dezembro Laranja, organizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), alerta a população sobre os riscos do câncer de pele, a importância dos cuidados com relação ao sol, além da necessidade de se respeitar as orientações das autoridades sobre a pandemia da Covid-19.

A médica dermatologista, Fabíola Welter Ribeiro, coordenadora da campanha em Toledo, explica que a ação estende durante os meses de verão com a slogan ‘Adicione mais fator de proteção ao seu verão’. No município, a campanha é intensificada pelos profissionais que, pelo segundo ano consecutivo e por causa da pandemia, promovem ações de conscientização especialmente por meio das redes sociais.

“Com o slogan da campanha deste ano de 2021, a SBD orienta que além do álcool gel, uso de máscaras e o distanciamento social, os brasileiros pratiquem a fotoproteção, que são medidas que orientam como se expor ao sol de forma saudável, além da atenção ao risco do câncer de pele”, explica a dermatologista.

O câncer da pele corresponde a 33% de todos os diagnósticos de câncer no Brasil. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, todos os anos, cerca de 185.000 novos casos de câncer de pele. Fabíola Welter esclarece que o câncer da pele pode ser parecido com pintas, eczemas ou outras lesões benignas.

“Portanto, conhecer bem a sua pele e saber em quais regiões existem pintas faz toda diferença na hora de detectar qualquer irregularidade. O exame clínico feito por um médico dermatologista ou uma biópsia podem diagnosticar o câncer da pele. Porém, é importante estar sempre atento a alguns sinais como lesão na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rosa ou de várias cores, com crosta central e que sangra facilmente.

PROTEÇÃO – Quando o assunto é cuidado e prevenção, o filtro solar é um dos aliados. A dermatologista Fabíola Welter Ribeiro enfatiza que o produtor deve ser utilizado diariamente e não somente em horário de lazer ou de diversão. Deve-se utilizar um produto que proteja contra radiação UVA e UVB e tenha um fator de proteção solar (FPS) 30, no mínimo. O produto deve ser reaplicado a cada duas horas ou menos, nas atividades de lazer ao ar livre.

“Ao utilizar o produto no dia a dia, aplicar uma boa quantidade sobre a pele pela manhã e reaplicar antes de sair para o almoço. Observar regularmente a própria pele, a procura de pintas ou manchas suspeitas. Os bebês e as crianças também devem ser protegidos do sol. Filtros solares podem ser utilizados a partir dos seis meses de idade”, cita a dermatologista.

A médica explica que a exposição à radiação ultravioleta (UV) tem efeito cumulativo e penetra profundamente na pele e promove o bronzeamento, no entanto, essa exposição é capaz de facilitar o surgimento de pintas, manchas, rugas, tumores benignos e de câncer de pele. “Os protetores solares ou filtros solares são produtos capazes de prevenir os males provocados pela exposição solar, como o envelhecimento precoce e a queimadura solar, além do câncer de pele”, complementa.

Para garantir a diversão com a proteção na medida certa, ela esclarece que o fotoprotetor ou protetor solar ideal deve ter amplo espectro, ou seja, ter boa absorção dos raios ultravioleta, não ser irritante, ter certa resistência à água, e não manchar a roupa. “Os raios ultravioleta A e B são responsáveis pelos efeitos indesejáveis do sol na nossa pele como envelhecimento precoce, câncer de pele e queimaduras. Os protetores solares cujo FPS são abaixo de 30, oferecem proteção baixa a moderada em relação a radiação ultravioleta. Logo, para se proteger adequadamente dos raios solares, é importante escolher produtos que ofereçam FPS 30 ou mais”.

CUIDADOS – Além do protetor solar, outras medidas compõem a rotina de cuidado, principalmente no verão, quando as crianças aproveitam todo o tempo livre para brincar e se divertir ao ar livre. Fabíola lembra que os pais devem estar atentos aos riscos da exposição solar em excesso, as lesões suspeitas de câncer de pele e colocar em práticas as medidas de proteção e orientação.

“Devem usar chapéus, camisetas, óculos escuros e protetores solares. Cobrir as áreas expostas ao sol com roupas apropriadas, como camisetas de manga comprida, calças e chapéu de abas largas. Evitar também a exposição solar e permanecer na sombra entre dez horas e 16 horas”, pontua.

E falando em sombra, para quem vai curtir os dias quentes na praia ou na piscina, não devem esquecer de levar barracas feitas de algodão ou lona que absorvam 50% da radiação ultravioleta. “As barracas de nylon formam uma barreira pouco confiável: 95% dos raios ultravioletas (UV) ultrapassam o material”, complementa a médica dermatologista ao citar que em caso de queimadura é preciso refrescar a pele com compressa fria de água ou chá de camomila, usar cremes ou loções hidratantes e calmantes. “Deve procurar um dermatologista para orientar como proceder de acordo com a intensidade da queimadura”, finaliza.

Da Redação

TOLEDO