Aumento de casos de arboviroses no Paraná acende alerta para a necessidade de diagnósticos rápidos e precisos

0 4

Sintomas causados pelas arboviroses e outras doenças, como as doenças respiratórias, podem ser bastante semelhantes e, por essa razão, diagnósticos certeiros e confiáveis são necessários para que o tratamento médico escolhido seja o mais adequado

O último boletim epidemiológico das arboviroses – vírus que são transmitidos por artrópodes, como insetos e aracnídeos, por exemplo – divulgado pela Secretaria de Saúde do Paraná em abril deste ano, mostrou que vêm crescendo os casos de dengue e outras arboviroses nas regiões norte e oeste do estado. Dos 399 municípios do Paraná, 89 deles têm notificação para chikungunya e 26 para zika vírus. No caso da dengue, em todo o estado, são mais de 94 mil notificações, sendo mais de 580 casos considerados severos.  Parte do ciclo de replicação dos arbovírus acontece dentro desses artrópodes, por isso o nome. A transmissão dos arbovírus ocorre por meio da picada de artrópodes hematófagos, que se alimentam de sangue, como mosquitos e carrapatos.

Hoje existem cerca de 545 espécies de arbovírus, das quais 150 causam doenças em humanos, que incluem dengue, zika chikungunya e febre amarela. Atualmente, a classificação é mais utilizada para se referir às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, mas pode se estender a meningites e encefalites virais transmitidas por alguns artrópodes.

Rodrigo Faitta Chitolina, supervisor de laboratório e responsável técnico do ID8 – Inovação em Diagnóstico reforça que exames com prazos de liberação longos, muitas vezes, dias, acabam sendo um laudo confirmatório para uma conduta médica que já deveria ter sido adotada. “Os painéis moleculares de que dispomos são importantes aliados na conclusão de um diagnóstico porque, além de serem padrão ouro com alta sensibilidade e especificidade, podem detectar vários patógenos com uma única amostra, o que acelera a conclusão do diagnóstico médico. Nosso painel de arboviroses, por exemplo, detecta com muita rapidez o material genético dos vírus da dengue, zika e chikungunya, a partir de uma única amostra”, explica. Dentro do ID8, ele reforça, todos os exames são tratados em caráter de urgência e liberados em poucas horas após o recebimento: “Dessa forma, trazemos assertividade e celeridade para o diagnóstico e a conduta médica”.

Ao contrário das doenças respiratórias, em que medidas individuais podem ser tomadas para evitar a proliferação, como o uso de máscaras, por exemplo, no caso das arboviroses são necessárias ações públicas e coletivas que auxiliem na eliminação dos criadouros dos vetores e no controle dessas espécies. Os sintomas iniciais causados pelas arboviroses, como febre e dor no corpo, são bastante semelhantes podendo ser confundidos com outras doenças e, por essa razão, diagnósticos precisos, rápidos e confiáveis são necessários para que a conduta médica para o tratamento seja a mais adequada possível. 

Em locais em que existe a transmissão dos dois tipos de doenças, as respiratórias e arboviroses, nesse cenário, o indicado é o uso de exames de biologia molecular focados na liberação rápida de resultados e na busca pela máxima assertividade no diagnóstico em poucas horas é um diferencial para a saúde do paciente. Laboratórios, como o ID8 Diagnóstico, são especializados nesse trabalho. 

Rodrigo também ressalta que a chegada do Outono e do Inverno aumenta a circulação e a transmissão de diversos patógenos respiratórios, além do causador da Covid-19, e cujos sintomas podem ser confundidos entre doenças respiratórias ou até mesmo algumas arboviroses. “Temos os vírus da Influenza, sincicial respiratório, Rinovírus, bem como algumas bactérias. Dentro do ID8 Diagnóstico, fornecemos diversos exames por meio dos quais é possível detectar vários causadores de síndromes respiratórias com uma única amostra. Eles também são fundamentais para orientar as medidas de contenção da transmissão patogênica, direcionar e auxiliar na prevenção de tratamentos inadequados e que podem levar ao aparecimento de resistência microbiana aos fármacos utilizados” complementa  o supervisor. O ID8 também tem capacidade para liberar os laudos dos exames moleculares em muito menos tempo, muitas vezes em horas, porque funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Sobre o ID8 – Inovação em Diagnóstico 

Um laboratório de apoio focado no diagnóstico molecular com entrega rápida, oferecendo resultados em poucas horas após o recebimento da amostra, com um fluxo de trabalho operacional os 7 dias da semana. Os serviços vão além do diagnóstico. Metodologias simples e ágeis que reduzem consideravelmente o tempo de entrega do resultado, possibilitando ao paciente a chance de um tratamento mais assertivo e direcionado. Saiba mais em: www.id8diagnostico.com.br

De Proposito

Deixe um comentário