Caderneta de vacinação: esquema completo deve estar atualizado

5

Os adultos também precisam estar com a caderneta de vacinação em dia. A preocupação do momento é receber a imunização em relação a Covid-19, contudo, as demais não devem ser esquecida. Aquele que não está com o esquema vacinal atualizado colocar em risco não apenas a própria saúde, mas também daqueles que pertencem aos grupos mais vulneráveis, crianças e idosos, pois se tornam transmissores das doenças.

Um fato que chamou a atenção da Vigilância Epidemiológica de Toledo é a falta do cartão de vacinação do público jovem/adulto. “Tivemos um período que estava faltando na Vigilância Epidemiológica os cartões impressos, foi preciso fazer uma busca ativa nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para que não ficássemos sem, pois era preciso encaminhar esses cartões para os pontos de vacinação contra a Covid-19”, comenta a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Rosana Cebarro.

Para evitar que o problema surgisse novamente e tomasse outras proporções, Rosana relata que foi solicitada a 20ª Regional de Saúde o envio de mais cartões. “Essa ‘escassez’ dos cartões reflete a falta de cuidado com esse documento e que as pessoas podem não estar com o esquema em dia, dessa forma, ela e o coletivo podem estar em risco e ficam vulnerável ao contágio e transmissão de doenças que já foram erradicadas”.

ALERTA COM A CADERNETA – O fato de perder o cartão de vacina também pode apontar o descuido com a saúde. “A caderneta de vacinação é um documento que precisa ser guardado com cuidado e verificado com periodicidade para que o esquema de imunização esteja completo. Muitas empresas no ato da contratação solicitam o cartão de vacina e se a pessoa não tiver é preciso ir até uma UBS para colocar as vacinas em dia. Essa iniciativa permite ampliar a imunização do coletivo e garantir mais segurança a saúde pública”.

Outra medida que contribui para que os esquemas vacinais estejam completos e a solicitação da Declaração de Vacinação exigida para a efetivação das matrículas na rede escolar. A enfermeira reforça que essa declaração atesta que o estudante está com o calendário vacinal (aquelas doses consideradas obrigatórias) em dia e isso permite potencializar a imunização do coletivo.

“A falta de cuidado com esse documento é preocupante. Já tivemos diversos casos de pessoas que não tinham o cartão de vacinação, receberam um no ato do recebimento da primeira dose contra a Covid-19, mas já perderam esse documento. Ou seja, nem chegaram a receber a segunda dose, pois a data de retorno estava anotada nesse documento e já o extraviaram. É preciso cuidado, afinal envolve saúde. Quem não tem a caderneta de vacina deve procurar uma UBS para regularizar o esquema vacinal. Vacinas protegem. Vacinar salva vidas”, conclui.

Da Redação

TOLEDO